Nas ruas de Londrina, a maioria já estava agasalhada, mas o frio repentino pegou muita gente de surpresa
Nas ruas de Londrina, a maioria já estava agasalhada, mas o frio repentino pegou muita gente de surpresa | Foto: Gustavo Carneiro


A massa de ar polar vinda da Argentina chegou com força ao Paraná na tarde desta segunda (17). Em Londrina, a temperatura caiu 4° C em apenas uma hora, entre 16h e 17h. Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), os termômetros marcavam 15° C às 18 horas. Nas ruas, a maioria das pessoas já estava agasalhada, mas o frio repentino pegou muita gente de surpresa. A tendência é que a temperatura continue caindo. A previsão para a cidade nesta terça (18) é de 7º C de mínima e 14º C de máxima.

O frio mais intenso é registrado na parte sul do Estado. No final da tarde, Palmas (Centro-Sul) já registrava 1,3° C. De acordo com o Simepar, havia possibilidade de chuva congelada durante a noite de segunda para Clevelândia, Palmas e outros municípios das regiões Sudoeste, Sul e Oeste. Já na madrugada desta terça, os meteorologistas não descartavam a ocorrência de neve nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina e de geada nas demais regiões, inclusive com chance de ocorrência de geada negra entre o Sudoeste e o Sul.

A Defesa Civil de Palmas emitiu alerta para a possibilidade de neve. Caso a previsão se confirme, será a segunda vez que o fenômeno ocorrerá neste ano na cidade considerada a mais fria do Paraná. Na primeira metade de junho, as baixas temperaturas criaram as condições perfeitas resultando na queda de chuva congelada, na área urbana, e flocos de neve nos Campos de Palmas, região mais alta da cidade, onde está localizado o distrito do Horizonte.

De acordo com o Simepar, a combinação de muita umidade e frio intenso proporciona condição favorável à ocorrência de chuva congelada e até mesmo à possibilidade de queda de neve. Conforme a Prefeitura de Palmas, a cidade já registrava aumento de turistas na tarde desta segunda. Por meio de nota, a prefeitura informou que o município conta com rede hoteleira com mais de 550 leitos, além de bares e restaurantes que oferecem pratos típicos da gastronomia local.

Curitiba registrava 13ºC às 18 horas desta segunda. Para terça, as temperaturas devem variar entre 2ºC e 10ºC. Até o fim da tarde de segunda, pelo menos cinco cidades gaúchas já haviam registrado neve: Caxias do Sul, Canela, Gramado, Pinheiro Machado e Palmeira das Missões. Em outros oito municípios, houve ocorrência de chuva congelada - o fenômeno que geralmente antecede a ocorrência de neve. Em Urupema (SC), os turistas lotaram a cidade na expectativa de ver neve. Segundo os centros de meteorologia, a friaca deve persistir ao longo de toda a semana na maior parte do País. (Com Agência Estado)