Brasília - Mais de 1,5 milhão de pessoas que ainda não concluíram o ensino fundamental e médio terão neste domingo (19) mais uma oportunidade de atingir esse objetivo. O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2017 será realizado em 564 municípios de todos os Estados. De acordo com o Ministério da Educação, este ano serão 301.583 participantes do ensino fundamental e 1.272.279 do ensino médio.

No Paraná, são 150.703 inscritos e a prova será aplicada em 323 locais de 49 municípios, incluindo Curitiba, Londrina e cidades da região, como Cambé, Ibiporã e Rolândia.

Os candidatos do ensino fundamental farão provas de português, língua estrangeira, artes, educação física, matemática e redação. Para o ensino médio, os testes de linguagens e códigos, redação e matemática e suas tecnologias.

O exame será em dois turnos: de manhã, os portões serão abertos às 8 horas, e à tarde, às 14 horas. Os locais de provas que podem ser acessados pelos candidatos no site do Inep, organizador do exame.