Imagem ilustrativa da imagem Londrina ganha helicóptero para transporte aeromédico
| Foto: Marcos Zanutto
Resgates e transferências de pacientes serão executados pelos helicópteros que ficarão nas bases de Londrina e Maringá


O governador Beto Richa inaugurou nesta quinta-feira (8) os serviços aeromédicos para resgate e transporte de pacientes nas regiões Norte e Noroeste do Estado. Com a mudança, o helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) deverá ser usado apenas para missões operacionais. Os resgates e transferências de pacientes serão executados pelos dois helicópteros, que ficarão nas bases de Londrina e Maringá.

Com a criação das duas novas unidades, o governo amplia para quatro as bases de serviço aeromédico no Estado. As outras duas funcionam em Cascavel e Curitiba. Além de um helicóptero em cada base, a estrutura tem ainda um avião equipado com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que, recentemente, ultrapassou os mil atendimentos.

De acordo com o secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, as aeronaves funcionarão em parceria com a equipe do Samu. Terão prioridade pacientes com casos graves de saúde que necessitem de intervenção rápida e atendimentos em lugares de difícil acesso. Os helicópteros têm autonomia de voo de 250 quilômetros a partir de suas bases.

O governador aproveitou a visita a Londrina para inaugurar as instalações reformadas do Hospital da Zona Norte e entregar um tomógrafo digital para a unidade, no valor de R$ 800 mil. A reforma de duas alas da enfermaria durou quatro meses. Com investimentos de R$ 200 mil, 15 leitos de internamento, dois de isolamento e um posto de enfermagem foram remodelados. Com o término das obras, o Hospital da Zona Norte volta a dispor de 115 leitos de referência ao Sistema Único de Saúde.

Já o tomógrafo digital deverá atender pacientes de Londrina e outras 20 cidades da região. A expectativa é que o hospital realize cerca de 300 exames por mês. O secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, explicou que as melhorias servem para dar mais robustez à unidade. "A intenção é consolidar o Hospital da Zona Norte como uma unidade de média complexidade, dando assim mais agilidade e precisão nos atendimentos", comentou.

De acordo com Beto, todas as medidas só foram possíveis por conta dos ajustes fiscais tomados pelo governo ainda em 2014. "Enquanto outros Estados estão com sérias dificuldades de orçamento, nós estamos promovendo investimentos. O tempo está mostrando que as medidas impopulares foram necessárias e que estão surtindo resultados. O governador adiantou que há planos para a instalação de uma quinta base aeromédica, na região dos Campos Gerais.

De acordo com o governo, em seis anos de funcionamento do serviço de atendimento aeromédico, quase 6 mil atendimentos já foram realizados. Beto lembrou que, até 2010, a liberação de aeronaves para a saúde só era possível após autorização do governador. Segundo Caputo Neto, o Estado conta com três helicópteros contratados, outros três próprios, que foram adaptados para os serviços, e o avião UTI. Em casos de emergência, outras aeronaves da frota estadual também podem ser deslocadas para os atendimentos a pacientes.