Londrina - Mais uma morte por dengue foi confirmada ontem em Londrina pela Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de uma mulher de 64 anos que ficou internada quase três meses no Hospital Universitário (HU) e morreu na semana passada vítima de complicações da doença. É o quarto óbito confirmado por dengue na cidade desde o início do ano.
De acordo com a coordenadora de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Caldeira, apesar da paciente ter quadro de febre hemorrágica da dengue, esta não foi a causa da morte identificada nos exames. ''Na verdade o motivo foi a complicação da doença, que acabou causando uma encefalite e levando ao óbito'', explicou. Segundo ela, atualmente não há nenhum paciente com dengue em estado grave no município.
De acordo com o boletim divulgado ontem pela Secretaria de Saúde, a cidade contabiliza 6.287 casos confirmados e 2.194 estão sendo investigados. Neste ano, 14 pessoas tiveram complicações decorrentes da doença e 16 foram diagnosticadas com dengue hemorrágica.
Sandra Caldeira disse que os números continuam aumentando porque os casos confirmados são antigos e a secretaria estava aguardando os resultados dos exames. ''O que nos interessa é que as notificações têm caído. Na penúltima semana de fevereiro foram registradas 1,2 mil notificações e na última semana de abril este número caiu para 250'', destacou.
Dos casos confirmados, a Zona Leste é a mais crítica, com 2,3 mil casos, seguida da Norte (1.126), Oeste (1.008), Sul (960), Centro (853) e da Zona Rural (40).
No Paraná, existem 49.589 casos suspeitos, sendo 18.214 confirmados. O Paraná contabiliza 14 óbitos neste ano. A 17Regional de Saúde é a que registra maior número de casos, com 8.658 confirmações. A Secretaria de Estado da Saúde alerta que a situação é crítica em 46 municípios, que apresentam incidência superior a 100 casos por 100 mil habitantes. Destes, 30 apresentam mais de 300 casos por 100 mil habitantes.