No início da noite desta sexta-feira (14), o Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, localizado na zona sul de Londrina, recebeu pedido de reintegração pelo Estado. A liminar foi expedida pelo juiz Marcos José Vieira, da 1º Vara de Fazenda Pública de Londrina.

O comunicado aos ocupantes do colégio foi realizado por um oficial de Justiça no fim da tarde desta sexta. Os estudantes deveriam deixar a escola de imediato e já se preparavam para retornar às suas casas.

Na página do Movimento Ocupa Londrina no Facebook, os estudantes manifestaram-se sobre a decisão, por volta das 19h, antes da alteração da postagem: "E hoje, se desocupar, amanhã será ocupado mais uma vez e com mais força". A reportagem tentou contato com o juiz e com a chefe do Núcleo Regional de Ensino em Londrina, Lucia Aparecida Cortez Martins, sem sucesso.

O Portal Bonde também procurou a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para comentar o assunto mas não obteve contato. Conforme informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), só a PGE poderia comentar sobre a reintegração de posse de escolas ocupadas. Conforme dados da Seed, cerca de 300 colégios estão ocupados no Paraná e 280 mil alunos estão sem aula.

Confira as imagens da reintegração de posse do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches registradas pelo fotógrafo Marcos Zanutto, do Grupo Folha:



Relembrando

Na última terça-feira (11), o primeiro pedido de reintegração de posse desta escola foi negado pela Justiça. O pedido solicitado pelo governo do Estado foi indeferido pelo juiz Osvaldo Taque.

Na ocasião, o juiz justificou que, considerando a idade dos manifestantes, "certamente há vulneráveis que não merecem, pelo menos por ora, ser submetidos aos efeitos nocivos de uma violência estatal de reintegração forçada de posse".

Além disso, determinou uma audiência de conciliação entre a liderança do movimento de ocupação, os diretores do colégio e a chefe do Núcleo Regional de Educação, Lucia Aparecida Cortez Martins.

O colégio Albino Feijó Sanches foi a primeira unidade ocupada em Londrina. Vinte colégios continuam ocupados por estudantes na cidade. Veja lista:

Colégio Estadual Professora Célia Moraes de Oliveira - Parque Waldemar Hauer A
Colégio Estadual Dr. Gabriel Carneiro Martins - Jardim Bancários
Colégio Estadual Professora Roseli Piotto Roehrig - Conjunto José Giordano
Escola Estadual Newton Guimarães - Vila Brasil
Colégio Estadual Maria Aguilera - Cafezal 4
Colégio Estadual Vani Ruiz - São Lourenço
Colégio Estadual Polivalente - Santa Rita I
Colégio Estadual Willie Davids - Vila Casoni
Colégio Estadual Hugo Simas - Centro
Colégio Estadual Margarida Barros - Jardim Vilas Boas
Colégio Estadual Padre José de Anchieta - Centro
Colégio Estadual Marcelino Champagnat - Centro
Colégio Estadual Nsa. Sra. de Lourdes - Jardim Brasília
Colégio Estadual Benjamin Constant - Vila Portuguesa
Colégio Estadual de Guaravera - Distrito de Guaravera
Colégio Estadual Adélia Dionísia Barbosa - Conjunto Parigot de Souza
Colégio Estadual de Ensino Profissional Maria do Rosário Castaldi - Rodocentro
Colégio Estadual Professor José Aloísio Aragão (Colégio de Aplicação da UEL) - Centro
Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL) - Centro
Colégio Estadual Paiquere - Distrito de Paiquere