Brasília - O arcebispo do Rio de Janeiro, d. Orani João Tempesta, afirmou ontem que os jovens da periferia que promovem "rolezinhos" nos shoppings têm direito de frequentar esses locais, desde que os atos não descambem para a violência.
Ele esteve reunido na manhã de ontem com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em audiência de cerca de uma hora. Tempesta agradeceu as homenagens da presidente pela sua nomeação como cardeal.
Segundo ele, existem duas questões que devem ser colocadas quando o assunto é "rolezinho": "De um lado, aparecem as pessoas que querem também ter os mesmos bens, mesmos direitos de frequentar alguns locais. Existem, de outro lado, algumas manipulações que podem ter uma certa violência. São dois lados da questão", disse.
"Acho que devemos promover as pessoas para que todos possam ter aquilo que é a dignidade humana e também ter uma qualidade de vida melhor. Isso reflete um pouco essa necessidade desse jovens, de 'Nós também queremos fazer parte do shopping', 'Queremos também ter dinheiro pra comprar', e chamar atenção da população para essa dignidade", continuou. Para Tempesta, "o que não podemos aprovar é quando se descamba numa violência, em depredação, tudo mais".
O recém-nomeado cardeal também demonstrou preocupação com a situação dos presídios brasileiros e, em especial, com os recentes atos de violência no Maranhão.
"Acho que essa é uma questão mal resolvida em nosso país, por mais que tenha novos presídios, novas tentativas etc. Ainda não conseguimos fazer com que as pessoas sejam reeducadas, tenham uma maneira de convivência e possam voltar à sociedade. Infelizmente é algo ainda a ser feito. É claro que os bispos do Maranhão têm toda a necessidade de chamar a atenção para resolver ou encaminhar alguma solução."