O Parque Ecológico da Klabin, além do atendimento prestado aos animais que lá vivem, também recebe espécies silvestres que foram apreendidas por estarem em situação irregular ou sob maus tratos. A eles, a equipe presta atendimento médico, odontológico, se for o caso, e dá a alimentação adequada. Ao todo, são 1.600 refeições diárias.

O veterinário Pedro Chaves Camargo ressalta que animais de apreensão domiciliar geralmente apresentam alimentação incorreta. "Já teve um papagaio pedindo café. Muitos alimentam apenas com bolacha de maisena e semente de girassol", conta. "Um papagaio de peito-roxo, que está na lista de animais ameaçados de extinção, chegou aqui depois de ter uma dieta só de semente de girassol e com sinais de insuficiência renal. As sementes deveriam ser apenas de 10% a 20% da alimentação." O profissional explica que este tipo de ave também precisa ingerir folhagens, frutas e insetos, por exemplo.

A alimentação para todos os animais do parque é produzida numa cozinha que agora, após a reforma, tem 40 metros quadrados. Camargo explica que as refeições são feitas com base na média do peso dos animais que estão no recinto, na taxa metabólica, na fase de desenvolvimento, se está em fase reprodutiva, e quais as necessidades da espécie. "Mas isso está sempre mudando. Eles enjoam de determinado item", aponta.

Na edificação ao lado ao lado da cozinha, está o novo prédio de atendimento veterinário, que conta com um ambulatório. O veterinário Fábio Luiz Gama Góis explica que todos os animais doentes passam por lá. "No ambulatório, atendemos todo e qualquer animal livre ou que faz parte do plantel do parque. Ali é possível realizar o primeiro atendimento ou procedimentos mais avançados, como sutura e início de processo de anestesia."

Ao lado, fica a sala de cirurgia. "Podem ser feitas cirurgias mais complexas, pois temos um aparelho de anestesia inalatória que possibilita a respiração artificial em caso de parada respiratória", destaca Góis.

Há também o equipamento odontológico que possibilita realizar procedimentos desde limpeza dos dentes até o tratamento de canal. "Em caso de fratura de mandíbula também conseguimos usar esse equipamento. Com esse equipamento a gente adotou a rotina de limpeza oral dos animais." (V.O.)