Londrina – A Secretaria Municipal de Defesa Social espera resolver em 2014 uma das pendências que se arrastam nos últimos meses: a instalação de 53 câmeras de segurança, que continuam encaixotadas em uma sala da Central de Monitoramento. A execução do serviço depende da compra de outros itens como fios, postes e disjuntores, além da contratação da mão de obra especializada.
A implantação de parte dos equipamentos pode ser resolvida por meio de um convênio com a Sercomtel. A estrutura das torres da empresa de telefonia seria aproveitada para a instalação das câmeras. Do total pendente, 15 câmeras móveis (com possibilidade de monitoramento em 360º) poderiam ser fixadas inclusive nos distritos rurais. A negociação ainda não foi concluída, mas o secretário Municipal de Defesa Social, Rubens Guimarães, espera resolver a situação em breve. "Caso não seja possível fazer o convênio, nós vamos ter que incluir esses equipamentos no levantamento de custos das demais. Isso precisa ser feito o quanto antes", afirmou.

Novos pontos
Mesmo que o convênio seja firmado, outras 38 câmeras dependem de editais de licitação que devem ser lançados pela prefeitura. Enquanto os estudos não começam a ser elaborados, o município já definiu, pelo menos, quatro novos pontos de monitoramento: os cruzamentos entre as ruas Santa Catarina e Mato Grosso, entre o Calçadão e a Avenida Rio de Janeiro, entre o Calçadão e a Rua Professor João Cândido e entre as avenidas Guilherme de Almeida e Dez de Dezembro.
A Secretaria Municipal de Educação também deve indicar cinco locais para a instalação das câmeras. Outros dez equipamentos serão distribuídos entre o Jardim Santa Rita, as bases da Guarda Municipal nas regiões central e norte, e na Central de Medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde. "Analisamos o índice de criminalidade e a movimentação de pessoas e de veículos em cada um desses locais e, por isso, escolhemos esses pontos", comentou Guimarães.
A Guarda Municipal conta hoje com 255 câmeras no total, sendo 70 móveis e 185 fixas instaladas em escolas municipais, postos de saúde e no Estádio do Café. A Central de Monitoramento também recebeu um reforço no efetivo com a formatura dos novos guardas municipais realizada no mês de dezembro. O local conta agora com 33 profissionais em vez de 16.
De janeiro a outubro deste ano, foram registrados 728 flagrantes, principalmente, nas praças, nas ruas da região central e no Bosque Municipal. Entre os crimes identificados estão o tráfico de drogas e atos de vandalismo contra o patrimônio público. A prefeitura estuda outros pontos críticos para verificar a possibilidade de instalar as câmeras e reforçar a segurança na região central.
A assessoria de imprensa da Sercomtel afirmou que os representantes da empresa não devem se pronunciar oficialmente durante as negociações com a Secretaria Municipal de Defesa Social.