A Comissão de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização da Câmara Municipal de Londrina convocou uma reunião para esta quarta-feira (26) com o objetivo de discutir a insegurança na rotina das unidades básicas, motivo recorrente de reclamação de funcionários e pacientes. O último caso aconteceu durante o final de semana na UBS da Vila Portuguesa, no Centro Social Urbano (CSU), região central da cidade. Bandidos levaram computadores, TV, fiação elétrica e equipamentos dos agentes comunitários.

O vereador Amauri Cardoso (PSDB), que preside a comissão, informou que a reunião já estava marcada mesmo com o vandalismo no posto da Vila Portuguesa. Na Câmara, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, deve apresentar números de roubos e furtos em UBS de Londrina. O encontro começa às 14h e é aberto à comunidade.

Por causa da depredação, a prefeitura ainda não sabe quando o atendimento será retomado no Centro Social Urbano. Uma equipe especializada iria verificar os estragos na tarde de segunda-feira (24) para estimar o tempo do conserto. O secretário relembrou que, somente em 2017, foram cinco unidades roubadas, como a do Novo Amparo, na zona norte. Em janeiro, uma disputa entre gangues motivou o fechamento do posto. Os funcionários foram transferidos para o Milton Gavetti, onde a criminalidade também fez vítimas.

No final de março, uma enfermeira teve o carro roubado no encerramento do expediente. Ela e outros servidores foram rendidos por dois ladrões, que estavam em uma moto. Diversos pertences, como documentos pessoais e o celular, foram levados pelos crfiminosos. O veículo foi encontrado dois dias depois pela Polícia Militar. A UBS do Milton Gavetti também foi assunto para as páginas policiais em outra oportunidade. Em janeiro, pacientes e funcionários ficaram sem luz porque a fiação elétrica havia sido furtada.