Londrina – A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 3 do Hospital Universitário (HU) de Londrina pode começar a funcionar ainda em agosto, com a abertura de dez novos leitos. A unidade foi concluída em abril de 2012, mas permanece fechada por falta de funcionários.
De acordo com a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Moreno, os documentos e os exames admissionais dos 34 servidores aprovados em concursos públicos devem ser encaminhados até a próxima segunda-feira à Secretaria de Administração e Previdência (Seap). "Queremos entregar nas mãos da secretária Dinorah Nogara e reforçar o pedido de urgência", ressaltou a reitora.
Segundo Nádina Moreno, é possível abrir a UTI dez dias após a assinatura do governador Beto Richa. "Eu acredito que é possível abrir a UTI em agosto, mas não posso garantir, já que depende do governo estadual", frisou.
Os outros 36 profissionais necessários para a abertura da nova unidade já foram contratados pela UEL por meio de processo seletivo simplificado nos últimos 60 dias e estão trabalhando em outros setores do HU, aguardando a abertura da UTI 3.
Em abril deste ano, o Ministério Público (MP) protocolou uma ação contra o Estado e, obteve junto à Justiça prazo até 23 de julho para que a UTI iniciasse o atendimento. A Justiça determinou multa diária de R$ 5 mil, em caso de desobediência.
Nádina Moreno explicou que o Estado conseguiu, no dia 19 de junho, um Agravo de Instrumento junto ao Tribunal de Justiça (TJ), que concedeu um efeito suspensivo da determinação judicial. A reitora ressaltou, porém, que a tutela suspendeu a multa e o prazo para a abertura da UTI e não a urgência e a necessidade do funcionamento imediato da unidade.
De acordo com a reitora, o juiz, ao acatar o agravo, entendeu a complexidade do processo para a contratação de profissionais especializados da área da saúde.