Londrina – O ucraniano Saul Elkind não conheceu Londrina. O nome da principal avenida da zona norte da cidade foi uma homenagem do filho David Elkind, que foi diretor-geral do Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER), na década de 1980.
De acordo com o livro, David Elkind foi o responsável pelo entorno urbano do atual Terminal Rodoviário de Londrina e, por isso, o prefeito da época, Antônio Belinati, propôs colocar o seu nome na nova avenida, mas David preferiu homenagear o pai.
Saul Elkind nasceu na Ucrânia em 1890 e lutou na primeira Guerra Mundial contra os alemães. Em 1919, após a revolução comunista no seu país e já casado, mudou-se para o Brasil. Em 1925, foi morar no Peru, onde montou em sociedade uma empresa de importação e exportação. Durante a Segunda Guerra Mundial, Saul Elkind teve o seu navio bombardeado por tropas alemãs e viu o seu negócio falir. Cego, voltou ao Brasil e foi morar no Rio de Janeiro, onde abriu uma empresa de reformas de estofados e móveis. Morreu em 1975.

DECRETO MUNICIPAL


A avenida foi criada por decreto municipal em 1981 e inaugurada dois anos depois. Hoje, a Saul Elkind tem mais de oito quilômetros de extensão e passa por diversos bairros da região. Mais de 40 mil pessoas moram no entorno da via, que abriga 500 empresas. A avenida hoje liga direto a zona norte às cidades de Cambé e Ibiporã, ambas na Região Metropolitana de Londrina.
Em dezembro do ano passado, o governo do Estado autorizou a liberação de R$ 4 milhões para a revitalização da Saul Elkind. O pré-projeto foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), após a formação de uma comissão com representantes de moradores e comerciantes. A revitalização prevê a construção e reforma de calçadas, nova iluminação e mobiliário urbano, como canteiros com flores, lixeiras e bancos. Não há previsão para o início das obras. (L.F.C.)