Imagem ilustrativa da imagem Governo do Estado libera recursos para o HCL
| Foto: Saulo Ohara


O governador Beto Richa (PSDB) e a esposa Fernanda Richa, secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, estiveram no HCL (Hospital do Câncer de Londrina) neste sábado (19) para a assinatura da liberação de recursos para a instituição. Serão R$ 817 mil, angariados desde 2013 por meio do FIA/PR (Fundo Estadual para a Infância e Adolescência) e que serão utilizados para equipar o Complexo Pediátrico da unidade. Atualmente, são 400 crianças atendidas.

Serão adquiridos aparelhos e materiais para melhorar a unidade de internação, a UTI e a ala de quimioterapia pediátrica. "Com os recursos, poderemos ampliar a oferta dos serviços prestados, oferecendo o melhor em tratamentos e serviços. O valor possibilitará não apenas a continuidade, mas o crescimento do HCL", afirmou Francisco Ontivero, presidente da instituição.

"Eu não fiz nada além de reconhecer um bom projeto. O conselho (Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, responsável por deliberar sobre a aplicação dos recursos do FIA/PR) não teve dúvida de aceitar e utiliza o projeto como exemplo", disse Fernanda Richa. Além desse dinheiro, serão disponibilizados mais R$ 85 mil do programa Nota Paraná.

"Eu trouxe a Fernanda para conhecer o HCL pois todas as ações que ela conhece, se sensibiliza. E nada melhor que conhecer para não medir esforços para ajudar", afirmou Beto Richa. "No passado, meu pai e o avô da Fernanda ajudaram a instituição, e a cada dia que venho aqui, saio mais motivado para conseguir mais recursos", disse o governador, que voltou a citar o ajuste fiscal promovido pelo governo. "O Paraná é o único Estado que está com as contas em dia, o que permite ajudar nesse projeto do HCL", argumentou.

O prefeito Marcelo Belinati (PP) esteve na cerimônia e também fez um pronunciamento. "Isso aqui é uma obra de amor. Eu, que sou médico, nunca me acostumo e sempre me sensibilizo", declarou.