Os gastos com Tecnologia da Informação (TI) em todo o mundo deverão crescer 3,1% este ano, a 3,8 trilhão de dólares, depois de um 2013 estável, e serão impulsionados por empresas que começam a aproveitar a "big data" de smartphones e outros dispositivos, disseram analistas da Gartner nesta segunda-feira (6).

"Big data" é a capacidade de processar e analisar a massa de dados coletados pelas empresas, como operadoras de telefonia móvel, varejistas e companhias aéreas, para fornecer informações que lhes dão vantagens sobre rivais.

O setor de software para empresas será o mais dinâmico em 2014, disse a Gartner, com o conjunto de gastos globais subindo 6,8 por cento, para 320 bilhões de dólares. "O investimento é proveniente de exploração de análise para tornar os processos B2C (sigla em inglês para business to consumer, ou 'negócio para o consumidor', na tradução literal) mais eficientes e melhorar os esforços de marketing para clientes", disse Richard Gordon, vice-presidente executivo da Gartner.

Os gastos com dispositivos, incluindo computadores pessoais, celulares e tablets, crescerão 4,3 por cento em 2014, informou a Gartner, depois de uma contração de 1,2 por cento em 2013.

No entanto, o grupo de pesquisa rebaixou sua previsão de crescimento em serviços de telecomunicações, que respondem por mais de 40% do total das despesas de TI, para 1,2% ante estimativa anterior de 1,9%, diante de fatores como declínio de taxas de voz na China.