Policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Foz do Iguaçu cumpriram mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva na cidade de Medianeira (Oeste) para apurar fraudes na área da saúde. A chamada Operação Sanitas foi realizada cinco meses após o início das investigações.

Segundo o coordenador do Gaeco no Paraná, Leonir Batisti, a suspeita é de que um médico e servidores da Secretaria de Saúde de Medianeira estariam recebendo recursos por meio de serviços não realizados. "A investigação aponta que eles faziam registros de exames no sistema e que esses exames seriam falsos. Ainda não temos indicações de qual método teria sido utilizado e de quantos casos teriam ocorrido", explicou Batisti.

Exames de mamografia estariam entre os lançados no sistema de forma irregular. Conforme o coordenador do Gaeco, os recursos que teriam sido desviados são municipais. Servidores e funcionários do setor foram levados para Foz do Iguaçu e prestaram depoimento durante a tarde. Computadores e documentos serão periciados. Os arquivos foram recolhidos durante as buscas realizadas na residência do médico, na Secretaria de Saúde e em um hospital. A investigação contou com o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário de Medianeira.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Medianeira informou que uma auditoria foi realizada no ano passado para apurar supostas irregularidades no setor. Conforme a assessoria, o médico pediu afastamento após as investigações. No entanto, os resultados da auditoria não foram detalhados. A Procuradoria Jurídica do município acompanha o caso.