As fortes chuvas que caíram até esta segunda-feira (27) superaram a média esperada para todo o mês de novembro em Londrina. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a expectativa seria que o índice para o penúltimo mês do ano fosse de 167 milímetros, entretanto, esse número foi superado e chegou ao acumulado de 191 milímetros. Esse número poderá aumentar até quinta-feira (30). Uma frente fria está passando pelo norte do Paraná e a atmosfera se mantém instável devido ao fluxo de calor e de umidade elevada proveniente da Bolívia e da Amazônia e poderá chover até 1,8 mm até o último dia do mês.

Imagem ilustrativa da imagem Fortes chuvas superam média para novembro em Londrina
| Foto: Saulo Ohara/Grupo Folha



A Defesa Civil de Londrina informou que o temporal que atingiu a cidade na segunda-feira (20), pode ser considerada como o maior desastre natural registrado no ano, provocando a queda de dezenas árvores em vários bairros por conta dos ventos que chegaram a 146 quilômetros por hora. Além disso, foram registrados destelhamentos em imóveis e pontos de alagamentos em vias como avenidas Dez de Dezembro, Duque de Caxias, Higienópolis, Paul Harris, entre outras.

Apesar das destruições das últimas chuvas, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação de Londrina liberou na manhã desta segunda (27) a ponte da Rua Charles Lindemberg, ao lado do Parque Arthur Thomas, que havia sido interditada em janeiro de 2016 após a estrutura ser danificada por conta das chuvas que caíram na época. Um muro de contenção foi construída e a obra teve o valor de R$ 277 mil.

Além disso, a rua Almeida Garret, em frente à barragem do Igapó, também foi liberada nesta manhã. O local havia sido interditado após as chuvas de outubro. A Avenida Waldemar Stranger será parcialmente interditada nos próximos dias para a continuidade das obras do Lote 5 do Arco Leste.

LEIA MAIS!
Previsão do tempo pode parar sem aviso prévio