Agentes da Guarda Municipal prenderam na manhã desta quarta-feira (18) um jovem de 21 anos no Terminal Central de Londrina. Ele é suspeito de abusar sexualmente de uma mulher de 38 anos, no interior de um ônibus do transporte coletivo (linha 311-Jardim Santa Rita) que se dirigia ao centro. Segundo a vítima, além de levantar o seu vestido e fazer ameaças, o rapaz ainda mostrou o órgão sexual. O caso foi parar no 4° Distrito Policial (DP), onde o rapaz foi autuado em flagrante pelo crime de tentativa de estupro.

A vítima conta que estava em pé no momento do ataque. "Eu senti que o meu vestido balançou, mas achei que alguém estivesse se esbarrando. Quando me virei e fiquei de frente para ele, vi que estava levantando o meu vestido e ainda exibia o próprio órgão sexual", relata ela. "Eu o empurrei e perguntei o que estava acontecendo. Ele reagiu com ironia. Os outros passageiros olhavam, mas nada faziam. Eu gritei, avisei que chamaria a polícia e ele fez menção de estar armado. Afirmou que mataria todos no ônibus", relembra a mulher, que, junto aos demais passageiros, sofreu outras ameaças até a chegada do coletivo ao terminal.

Apesar do constrangimento e do medo, a vítima foi até ao 4° DP e representou contra o suspeito. "Fiz por mim e pelas outras mulheres. Já escutei de outras pessoas que passaram por algo parecido e, talvez por vergonha, não registraram sequer um boletim de ocorrência", afirmou a vítima.

Imagem ilustrativa da imagem 'Fiz por mim e pelas outras mulheres' diz vítima de assédio sexual em ônibus
| Foto: Marcos Zanutto



Ela relembra que o ataque ocorrido no interior do ônibus foi presenciado por adolescentes e crianças, o que a deixou ainda mais indignada. "Na minha frente, por exemplo, estavam sentadas uma mulher e suas duas filhas: uma criança e uma adolescente. Uma situações como essa é traumática também para quem a testemunha. Isso não pode continuar acontecendo. Espero que o meu gesto encoraja outras pessoas", acrescenta.

No terminal central, os seguranças fizeram o procedimento de acordo com as orientações em treinamento. Após o motorista sinalizar que algo incomum estava acontecendo no interior do coletivo, os vigilantes se aproximaram. "Nós temos códigos para que a equipe de segurança se mobilize, isso desde um caso criminoso até o de alguém passando mal", informa Dejalma Antônio dos Santos, chefe de segurança dos terminais.

Em nota, a Grande Londrina se pronunciou afirmando que: "Todos os colaboradores que trabalham nos veículos recebem treinamento para agir em situações que atentem contra a integridade física dos passageiros. Em casos como esse, o motorista é orientado a travar as portas do ônibus e ir diretamente para o terminal, onde deve entrar buzinando para alertar os vigias que fazem a segurança do prédio."

CONFIRA A COBERTURA COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (19) NA FOLHA DE LONDRINA