A partir da próxima terça-feira (2) a Farmácia Escola da UEL passa oficialmente a fornecer medicamento gratuito para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa faz parte de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Londrina, em que a Farmácia passa a integrar a Relação Municipal de Medicamento (Remume), da Secretária Municipal da Saúde.

Para marcar o início da atividade, será realizada uma cerimônia de assinatura na Farmácia Escola, no campus universitário, na próxima terça, às 14h30, com a presença de representantes da Prefeitura de Londrina, professores, servidores e estudantes da UEL.

Segundo a farmacêutica responsável Sandra Iara Sterza, o convênio prevê oferecer o mesmo serviço das farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina, com dispensação de medicamentos gratuitos. Para isso, o paciente deve apresentar a receita médica.

A farmacêutica afirma que, além do apoio ao atendimento dos cidadãos, a iniciativa contribuirá para a atividade acadêmica do curso de farmácia. "É uma oportunidade para o estudante exercer sua atividade dentro da realidade da Unidade Básica, com contato com paciente. O usuário também vai se beneficiar, porque terá orientação, atendimento diferenciado de uma UBS", afirmou.