Curitiba - Outro grande problema apontado pelo secretário Cid Vasques é a deficiência de material humano. "Quando o governador assumiu o cargo o Estado tinha o mesmo número de policiais militares de 1997", aponta. Conforme diagnóstico do Ministério Justiça (MJ), publicado recentemente, no Paraná, existe um policial para cada 640 habitantes. A situação só é melhor que a apresentada no Maranhão, com um PM para cada 850 habitantes. "É uma condição desfavorável se considerarmos que a formação de um policial demanda pelo menos um ano. E a incorporação de novos oficiais já tinha sido iniciada quando o outro secretário (Reinaldo de Almeida César) ainda estava na pasta. Com isso conseguimos uma condição mínima de trabalho", analisa Vasques.
De acordo com o secretário, o ideal é que o efetivo esteja entre 24 mil e 25 mil. E, hoje o Estado está na faixa de 19,5 mil.
A falta de pessoal também é sentida na Polícia Civil. Conforme o secretário, atualmente 33 comarcas do Estado não dispõem de nenhum delegado. Para reduzir o deficit, foi aberto um concurso público. "Temos uma deficiência muito séria, mas conseguimos nomear 1.346 investigadores, muitos escrivães e estamos investindo também na Polícia Científica", ressalta.
Outros investimentos previstos são as construções de novas sedes do Instituto Médico Legal (IML), incluindo o de Londrina, que está em fase de licitação.(R.C.J.)