A Operação Miguelito foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (30) para desbaratar quadrilhas especializadas na explosão de agências bancárias no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Quinze mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Justiça Federal de Maringá, dois de condução coercitiva e 18 de busca e apreensão em Londrina, Cambé, Arapongas e Curitiba; Sandovalina e Euclides da Cunha Paulista (SP), além de Nova Andradina (MS).

Os delegados responsáveis pela operação afirmaram que um dos detidos é um ex-jogador de futebol com passagens pelo Londrina e pelo Operário de Ponta Grossa. Ele sobreviveu ao confronto em Alvorada do Sul. Um dos mortos foi velado na Câmara Municipal de Sandovalina (SP), pois era irmão de um político da cidade. O caso foi investigado pelo Ministério Público.

Segundo a PF, o próximo passo é reunir informações sobre roubos anteriores praticados pela quadrilha. As investigações da Miguelito foram feitas em parceria com a Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) por ataques a bancos em cidades do Norte, Noroeste do Paraná e interior de São Paulo, totalizando 20 agências danificadas.

Em um dos confrontos com a PF, em abril deste ano, seis criminosos foram mortos por policiais federais em Alvorada do Sul. Na época, fuzis, foram apreendidas pistolas, explosivos e o dinheiro levado dos bancos.