Cerca de 150 mil pessoas em todo o Paraná fazem neste domingo (19), a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). No Brasil, serão mais de 1,5 milhão de alunos. Os resultados do Encceja podem ser utilizados para fins de certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, ou ainda para emissão da declaração parcial de proficiência, a critério das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes realizam provas do Encceja
| Foto: Saulo Ohara



O exame será realizado durante a manhã e à tarde, sendo quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha,e uma proposta de redação. Os candidatos do ensino fundamental farão provas de ciências naturais, história e geografia. Para o ensino médio, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias,além de ciências humanas e suas tecnologias.

No Colégio Vicente Rijo, um dos locais de aplicação da prova em Londrina, o movimento foi tranquilo no início da manhã e mesmo com vários candidatos vindo de cidades da região, apenas três chegaram após o fechamento dos portões.

As provas do turno da manhã serão realizadas até às 13h e as do turno da tarde terão início às 15h30. O gabarito oficial do Encceja 2017 será divulgado até 1 de dezembro no Portal do Inep e o resultado individual será disponibilizado na Página do Participante, em data ainda a ser divulgada.