Após discussão em assembleia geral na última quarta-feira (19), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Londrina, decidiu aderir à greve que vem tomando conta das escolas e universidades públicas de todo o País em protesto contra a PEC 241. A opção pela greve aconteceu por meio de votação e envolveu mais de 100 estudantes. A paralisação será de um dia e ocorrerá na segunda-feira (24), a partir das 7h30, nos portões de entrada do campus da UTFPR em Londrina, na Avenida dos Pioneiros, 3.131.
O coordenador estudantil do Diretório e estudante de Engenharia de Produção, Ronaldo Junqueira, explica que a principal motivação para interromper o trabalho na universidade é promover apoio não só aos estudantes que deverão ser afetados com a proposta da emenda, mas também aos servidores da instituição. "A PEC 241 comprometerá a estrutura da UTFPR, pois a redução do orçamento impedirá a compra de materiais, o investimento em tecnologia e a contratação de novos profissionais", esclarece o coordenador.
A paralisação será marcada por ações promovidas pelos próprios alunos. "Faremos banners e cartazes, produziremos um curta-metragem sobre o assunto e iremos até as ruas da cidade para dar continuidade às reivindicações", adiantou a estudante de Engenharia Ambiental e coordenadora geral do Diretório, Arlete Alves.
O diretor-geral do campus, Marcos Massaki Imamura, declarou que "respeita o direito de manifestação" e que a instituição está "aberta ao diálogo". "O direito de todos deveria ser respeitado. Para quem quiser assistir as aulas, elas deverão ocorrer normalmente", afirmou.(Colaborou Vítor Ogawa/Reportagem Local)