O Tribunal de Justiça do Paraná escolheu a empresa JWA Construção e Comércio, de São Paulo (SP), para erguer o novo Fórum Criminal de Londrina. Ela foi declarada vencedora por apresentar pouco de mais de R$ 52 milhões para construir o prédio. O valor é abaixo do preço máximo da licitação, que era de R$ 59 milhões. Cinco instituições participaram da concorrência pública. O resultado foi publicado no Diário Oficial da Justiça nesta quinta-feira (28).

Imagem ilustrativa da imagem Empresa paulista vai construir novo Fórum Criminal de Londrina
| Foto: Reprodução/TJPR


Os participantes do processo licitatório podem recorrer da decisão. Se não houver nenhum questionamento, o procedimento segue para apreciação do presidente do TJ, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira. Depois que o contrato for assinado, começa a valer o prazo de execução das obras, que deverão ser finalizadas em até dois anos. A atual sede, que será demolida, funciona há mais de 30 anos no Centro Cívico e apresentava diversos problemas estruturais, como infiltrações e falta de espaço para acomodar os serventuários, promotores e juízes.

O novo edifício terá sete pavimentos e três subsolos para estacionamento, com capacidade para instalação de 18 unidades judiciais. Dessas, quatro serão reservadas uma futura expansão do Fórum. Inicialmente, o TJ projeta a implantação das Varas Criminais, da Infância e Juventude e os Juizados Especiais. A construção será em uma área total de mais de 25 mil metros quadrados. O Fórum Cível tem 15 mil m². Já a VEP (Vara de Execuções Penais) possui dois mil metros quadrados.

Enquanto isso, o Judiciário londrinense já está atendendo em uma sede provisória na avenida Tiradentes. Uma comissão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) visitou o local e indicou a necessidade de várias adequações, como a colocação de porta giratória e ar-condicionado, especialmente para os funcionários de segurança, dentre outros.