O ano de 2018 será regido por Júpiter, o mais generoso dos planetas, que traz bênçãos, oportunidades e chances de crescer na vida
O ano de 2018 será regido por Júpiter, o mais generoso dos planetas, que traz bênçãos, oportunidades e chances de crescer na vida | Foto: Shutterstock



Guardar sementes de romã na carteira. Pular sete ondas. Roupa íntima colorida para atrair dinheiro, paz, saúde, esperança, mudança, paixão, amor. Escrever uma carta para materializar os planos. Tomar banho de sal grosso. Comer lentilha para trazer boa sorte e fortuna. Dançar. Meditar. Brindar. Mentalizar. Abraçar. Compartilhar. Cear.

Todo mundo quer começar 2018 com o pé direito; quer a esperança renovada para os próximos 365 dias e a certeza de que o novo é sempre melhor. Respostas para o futuro ninguém tem, muito menos sobre os resultados das urnas, em ano eleitoral, e do campo, em tempos de Copa do Mundo.

Mas é possível falar sobre o impulso positivo no qual "nasce" 2018, considerando a leitura dos astros e dos números. O novo ano será favorável para atrair coisas boas para si mesmo e o ponto de partida é o autoconhecimento, é se movimentar de dentro para fora. Só assim cada um terá mais clareza sobre o que é benéfico para o crescimento pessoal e profissional.

Grandes resultados também poderão surgir por meio de alianças e parcerias, o que quer dizer que, se já vivemos um movimento de compartilhar coisas e espaços, a tendência é que isso ganhe ainda mais força. No entanto, nada irá funcionar se não houver o exercício da paciência, do planejamento.

Então, como quem enxerga 2018 como uma oportunidade de colocar ideias em ação e viver dias melhores, a FOLHA foi em busca de "olhares" projetados para o ano novo, partindo do conhecimento da astrologia e da numerologia.

"Astrologia não é bola de cristal, mas dá para falar sobre a 'dança' dos planetas em 2018", adianta Ivan Guerrini, físico por formação, que se dedica ao estudo da astrologia arquetípica há 17 anos. Segundo ele, o ano de 2018 será regido por Júpiter, o planeta mais benéfico, de abundância. "Para se ter uma ideia, o possível lado negativo de Júpiter é o exagero porque se recebe muita coisa."

Ele é o maior planeta do sistema solar, tanto em diâmetro quanto em massa e na astrologia é revelado como conhecimento, filosofia, viagem e alegria. "Falamos que é o mais generoso dos planetas. É aquele que traz bênçãos, oportunidades e chances de crescer na vida."

Guerrini lembra ainda que os acontecimentos sofrem maior ou menor influência de acordo com o mapa astral – posição dos planetas na hora exata do nascimento – de cada indivíduo.

Outro aspecto que o astrólogo sublinha é o encontro dos planetas Marte e Saturno, considerados masculinos e maléficos pela astrologia clássica. "O que isso pode virar? Eu não sei, mas pode ser, por exemplo, uma briga política, já que estaremos em um ano de eleição", aponta.

Neste raciocínio, Guerrini detalha que do mês de abril até agosto haverá uma tendência de as pessoas se mostrarem mais. "Como Marte é o guerreiro, o machista, e Saturno é o carma, a limitação, consideramos que será um período delicado, que requer muito cuidado, pois machismos podem vir à tona", comenta.

A ENERGIA DOS NÚMEROS



Assim como os astros, os números também trazem leituras para o novo ano. Em uma interpretação universal, a numeróloga Mariana Andrade fala sobre a possível influência da numerologia.

"O ano de 2018 é representado por duas vibrações numéricas: o 2 e o 11. Todos os números ou códigos trazem uma energia por trás e neste ano em especial o movimento é compartilhar, planejar e atrair boas energias para si", diz ela, lembrando que a intensidade da influência depende muito do mapa pessoal de cada um, ou seja, do estudo dos números a partir do nome completo e a data de nascimento.

Ao fazer a leitura para os próximos 365 dias, a numeróloga diz que o 2 significa parceria e ao mesmo tempo, paciência. "Toda ansiedade pede um pouco mais de calma, de análise e planejamento neste ano. É tempo para parar e refletir sobre como estão as coisas", afirma.



Segundo ela, o comportamento atual de compartilhar espaços de trabalho, transporte e até mesmo casas, vai estar em evidência. "Isso não deve ser interpretado como uma forma de reduzir ou dividir despesas, pois a energia é no sentido de agregar conhecimento, somar."

Para ter uma boa parceria, a numeróloga destaca a importância de saber se colocar no lugar do outro e exercitar a flexibilidade. "É isso que 2018 está pedindo para o mundo todo."

Sobre o número 11, ela fala sobre espiritualidade. Diferente da religião, antecipa ela, o sentido é amplo, voltado para a troca de energia. "O ano será importante para as pessoas buscarem energia para trabalhar melhor, para ter boa saúde, ou seja, fazer um movimento de interiorização, se conhecendo e se respeitando", ressalta.

Andrade é formada em numerologia desde 2000 pela Abran (Associação Brasileira de Numerologia). Ela mora em Ribeirão Preto (SP), mas já viveu em Londrina, onde esporadicamente ministra cursos. Ela segue a numerologia pitagórica (baseada nos estudos de Pitágoras), na qual os anos seguem ciclos de nove em nove anos. Em 2016, ela comenta que foi o encerramento de um ciclo, marcado por muita limpeza, pois é representado pelo número 9.

"Coisas que não estavam adequadas para nossa vida tiveram um fim ou se transformaram nesse período. Já em 2017, foi um recomeço de ciclo (número 1), com novas possibilidade, coragem, independência", comenta.

Já em 2019, a vibração numérica será o 3, adianta a numeróloga, que significa "colocar o bloco na rua", isto é, um ano de trânsito, crescimento e comunicação. (M.O.)