Após realizar pesquisa entre os professores da rede municipal para investigar o interesse dos docentes no aumento da carga horária semanal de 20 para 30 horas e detectar que a maioria deles ainda tem dúvidas sobre a proposta, a Secretaria Municipal de Educação decidiu suspender a apresentação do projeto à Câmara Municipal de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Educação suspende ampliação de jornada dos professores
| Foto: Agência Brasil



De acordo com a secretaria Maria Tereza Paschoal de Moraes, seriam necessários 1.400 professores para viabilizar o funcionamento do projeto já em 2018, mas apenas 539 se mostraram interessados. Ela ressaltou que a rede tem 2.900 professores com jornada de 20 horas e que 2.038 responderam à pesquisa.

"Houve muitas dúvidas sobre o fato de ser uma proposta temporária, sobre incorporação ao décimo terceiro e sobre a situação dos professores que já acumulam duas jornadas. Diante disso, vamos aproveitar 2018 para avaliar com todos os envolvidos qual será a melhor solução", disse.

A secretária destacou que apesar da decisão dos professores, o governo continuará defendendo a ampliação do tempo dos alunos na escola. "É uma diretriz nacional, precisamos investir nisso. O Brasil tem 46% de alunos saindo do terceiro ano com nível de leitura insuficiente", lamentou, destacando que as mudanças serão feitas em colaboração com os docentes. "Vamos fazer juntos, sem ninguém se sentir obrigado."

Ela considera a possibilidade também de contratar mais professores, mas não seria um processo rápido. "A ideia é usar ainda mais os professores que estão na rede." A contratação seria uma solução para reduzir o pagamento de horas extraordinárias, que muitas vezes, de acordo com ela, são usadas sem planejamento. "Para preencher cargos em vacância, a melhor solução é a contratação", disse, lembrando que 200 profissionais se aposentaram ou pediram exoneração.