De­pois de ­seis ­anos so­fren­do de cir­ro­se he­pá­ti­ca, o au­xi­liar ad­mi­nis­tra­ti­vo Ru­bens Pe­rei­ra de Oli­vei­ra, de 47 ­anos, de Cu­ri­ti­ba, es­tá co­me­çan­do vi­da no­va. Ele se re­cu­pe­ra de um trans­plan­te de fí­ga­do. O di­fe­ren­cial da ci­rur­gia foi a uti­li­za­ção de ape­nas par­te do ór­gão do doa­dor no pro­ce­di­men­to.
  A ci­rur­gia foi rea­li­za­da pe­la equi­pe mé­di­ca do Hos­pi­tal An­ge­li­na Ca­ron, lo­ca­li­za­do em Cam­pi­na Gran­de do Sul (Re­gião Me­tro­po­li­ta­na de Cu­ri­ti­ba).
  O doa­dor foi um ra­paz de 26 ­anos ví­ti­ma de aci­den­te de trân­si­to em La­ges (SC).
  De acor­do com o res­pon­sá­vel pe­lo Ser­vi­ço de Trans­plan­tes do Hos­pi­tal An­ge­li­na Ca­ron, ­João Eduar­do Ni­co­luz­zi, trans­plan­tes de ape­nas par­te do fí­ga­do não são co­muns. Nes­te ca­so, o pa­cien­te re­ce­beu 70% do ór­gão. Os 30% res­tan­tes fo­ram des­ti­na­dos pa­ra uma crian­ça que pas­sou pe­lo pro­ce­di­men­to no Hos­pi­tal Pe­que­no Prín­ci­pe de Cu­ri­ti­ba.
  De acor­do com a as­ses­so­ria de im­pren­sa do hos­pi­tal, a be­ne­fi­cia­da foi uma me­ni­na de 8 me­ses por­ta­do­ra de atre­sia bi­liar.
  ‘‘São pou­cos os cen­tros do ­País que con­tam com es­tru­tu­ra e equi­pe trei­na­da pa­ra rea­li­zar es­sa for­ma de pro­ce­di­men­to. A pes­soa pre­ci­sa que o ór­gão te­nha pe­lo me­nos 1% do pe­so cor­po­ral de­la. Por is­so, ain­da que não se­ja o ór­gão to­do, o fí­ga­do é ca­paz de se re­ge­ne­rar com o ­tempo’’, ex­pli­ca Ni­co­luz­zi.
  O ín­di­ce de mor­ta­li­da­de de ­quem aguar­da a vez de ser sub­me­ti­do à ci­rur­gia é su­pe­rior a 40%. Se­gun­do ele, ten­ta­ti­vas se­me­lhan­tes já ha­viam si­do ten­ta­das no Pa­ra­ná. Em ne­nhu­ma de­las, po­rém, o re­cep­tor so­bre­vi­veu.
  O trans­plan­te de fí­ga­do é um dos ­mais com­ple­xos. Quan­do cap­ta­do, o ór­gão é co­lo­ca­do em uma ge­la­dei­ra por­tá­til e pre­ser­va­do em tem­pe­ra­tu­ra in­fe­rior a 4 ­graus. O tem­po de is­que­mia (em que o ór­gão per­ma­ne­ce con­ge­la­do) de­ve ser o me­nor pos­sí­vel pa­ra que pos­sa fun­cio­nar com su­ces­so.

● Doença que causa a degeneração progressiva do fígado


● É um órgão que atua como uma glândula do corpo humano e se localiza no canto direito superior do abdômen, sob o diafragma