Curitiba - A direção da Sanepar alegou ontem que não é responsável pelos níveis de poluição do Rio Iguaçu. Em coletiva na tarde de ontem, o diretor-administrativo e presidente em exercício da empresa, Antônio Hallage, garantiu que as estações de tratamento de esgoto (ETEs) seguem parâmetros estabelecidos pela legislação ambiental.
''Essa ação tenta atribuir à Sanepar a poluição em toda a extensão do Rio Iguaçu. E tanto o quadro de empregados quanto a direção da empresa estão indignados com essa errônea interpretação de que uma empresa com meio século de atuação é uma empresa de mentira, de fachada. E gostaríamos de esclarecer a população de que a Sanepar não é responsável pela poluição vez ou outra encontrada no Rio Iguaçu. Todo o esgoto que chega até uma estação da Sanepar é tratado'', declarou.
''A Sanepar tomará todas as providências jurídicas para estabelecer a verdade dos fatos e responsabilizar os autores de declarações inverídicas e caluniosas destinadas simplesmente a atacar a imagem da empresa'', completou.
O diretor ainda lembra que um estudo do Instituto Trata Brasil, divulgado recentemente, apontou que as três maiores cidades do Estado - Curitiba, Londrina e Maringá - estão entre as melhores em qualidade de saneamento.
Questionado sobre as multas que foram aplicadas à empresa desde 2001 e acerca da falta de envio de informações para os órgãos de fiscalização nos últimos cinco anos, o diretor refutou tais informações. ''Se houve um caso é demais. Nós contestamos esta declaração. Não negamos ou sonegamos qualquer informação sobre a empresa'', destacou.(R.C.J.)