Pelo menos três cidades que enfrentam epidemia de dengue estão na área de abrangência da 17ª Regional de Saúde. O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) aponta alto índice de contaminação nas cidades de Primeiro de Maio, Porecatu e Alvorada do Sul.
Alvorada do Sul tem apenas 10,2 mil habitantes, mas 79 deles tiveram casos positivos de dengue e outras 638 pessoas estão com suspeita da doença.
E os casos não param de crescer.
A Secretaria Municipal de Saúde registrou clinicamente dois casos de dengue hemorrágica na cidade. Como o hospital do município carece de estrutura, uma paciente de 31 anos teve que ser transferida para Londrina, onde segue internada sem risco no Hospital Evangélico. A outra se recupera bem e descansa em casa.
A manicure Débora Rocha ficou três dias internada no Hospital São Rafael, em Rolândia. "Foi horrível. Comecei a sentir fortes dores no corpo e na sequência começaram os sangramentos. Chegava a vomitar sangue, pensei que fosse morrer", contou.
Débora recebeu alta hospitalar há três semanas, mas continua recebendo cuidados especiais. De dois em dois dias visita um posto de saúde municipal e passa por avaliação médica.
O secretário municipal de Saúde, Celso Routulo, diz que o crescimento vertiginoso dos casos obrigou o município a adotar uma série de medidas de combate ao avanço do mosquito transmissor da dengue. "Realizamos um arrastão na última semana, que contou com a participação de todos os servidores do município, realizamos bloqueio em todos os 204 quarteirões da cidade e pretendemos promover a mesma ação segunda-feira. A intenção é fazer a remoção mecânica do lixo, em paralelo promover a busca ativa dos criadouros e bloqueio das áreas críticas com máquinas costais", explicou.

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas

Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença, que pode evoluir rapidamente da forma clássica para quadros mais graves

O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.