Curitiba - A progressão dos números da dengue no Paraná, até o momento, segue em um ritmo bem menor na comparação com o mesmo período em 2015, quando o Estado já registrava mais de 3 mil notificações. No acompanhamento atual, os casos suspeitos somam 1.810, conforme balanço divulgado nesta terça-feira (27) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
Em relação às confirmações, 60 pessoas já tiveram diagnóstico positivo da doença em todo o Paraná, 21 casos a mais do que no boletim anterior. Dos 60 casos confirmados, 49 são autóctones e 11 importados. No último levantamento, o município de Guaratuba registrou o primeiro caso autóctone. Chikungunya e zika vírus seguem sem nenhuma confirmação, sendo que aumentou de 35 para 49 pacientes suspeitos de chikungunya e de 35 para 60 notificações de zika, que ainda dependem da confirmação por exames laboratoriais. Nenhuma morte por conta das três doenças foi registrada até o último levantamento. "Pela análise de tendência, mesmo com a sazonalidade se aproximando, o ritmo do aumento da doença está muito menor. Esperamos que continue assim, já que o período mais crítico se dá a partir de dezembro", comenta o coordenador da Sala de Situação de Dengue da Sesa, Raul Bely.
No Paraná, atualmente já existem 157 municípios com pacientes suspeitos de estarem com dengue, dos quais 22 apresentam pessoas cujo diagnóstico está confirmado.