Rio - Quase um quarto da população brasileira tem algum tipo de deficiência, mesmo que branda. É o que mostram novos dados do Censo 2010 divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa também revela que, entre os maiores de 15 anos de idade que têm alguma deficiência, 61,1% têm no máximo o ensino fundamental incompleto. Entre os sem deficiência, o percentual é de 38,2%.
De acordo com o levantamento, quase 46 milhões de brasileiros (cerca de 24% da população de 190 milhões) disseram ter ao menos uma das deficiências investigadas na pesquisa - mental, motora, visual e auditiva. Foram consideradas desde dificuldades leves até a incapacidade total de ver, ouvir e se locomover, além de problemas mentais e intelectuais.
A deficiência mais comum foi a visual, que atingiu 16% dos homens e 21,4% das mulheres. Em seguida vieram a deficiência motora (5,3% dos homens e 8,5% das mulheres), auditiva (5,3% dos homens e 4,9% das mulheres) e mental ou intelectual (1,5% dos homens e 1,2% das mulheres).
Segundo especialistas do IBGE, a diferença entre o nível educacional dos dois grupos pode ser explicada pela dificuldade de acesso das pessoas com deficiência à escola e também pelo fato de a média de idade do grupo dos deficientes ser mais alta - como no passado o acesso à educação era mais restrito, isso se refletiria de forma mais forte nesse grupo.(A.E.)