Curitiba - A primeira declaração pública de união estável entre um casal homossexual brasileiro foi registrada ontem à tarde, em Curitiba. O presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, de 46 anos, e o seu companheiro, o inglês David Harrad, 53, oficializaram a situação no 6º Tabelionato de Notas de Curitiba. Eles estão juntos há 21 anos. O ''casamento'' aconteceu quatro dias após o Superior Tribunal Federal (STF) reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo e definiu que o efeito da decisão seria imediato.
''O Brasil ficou maior com a decisão do STF'', disse Toni Reis, logo após oficializar a união com Harrad. ''Foi respeitado os princípios da igualdade, liberdade, dignidade e seguridade jurídica. Nós ganhamos muito e ninguém perdeu nada'', comemorou o presidente da ABGLT.
Do cartório, o casal foi à Vara da Infância e Adolescência de Curitiba para apresentar a documentação. Eles acreditam que agora terão mais facilidade para adotar uma criança. Toni e David entraram com processo de adoção em 2005.
Antes de chegar ao 6º Tabelionato, o casal passou por quatro cartórios, que não aceitaram fazer o registro, mesmo o STF determinando que não seria preciso aguardar a publicação do acórdão.
O tabelião substituto Elton Targa, do 6º Tabelionato, contou que o registro de união estável demorou pouco tempo para ser realizado, pois já existe uma minuta padrão que só precisou ser adaptada. Segundo a tabela dos cartórios paranaenses, esse serviço custa R$ 88,00. Na tarde de ontem, mais um casal gay entrou em contato com o cartório marcando horário para oficializar o união.
Antes da decisão do STF, o ''casamento'' entre pessoas do mesmo sexo somente poderiam ser reconhecidos por meio de contrato entre ''sócios'', como se tratasse de um negócio comercial. Agora a relação passou a ser reconhecida como entidade familiar.