Curitiba - A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou ontem as duas primeiras mortes por gripe A (H1N1) registradas no ano no Paraná. Os óbitos são de pacientes dos municípios de Santo Antônio da Platina e Ibaiti, que fazem parte da 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho, no Norte Pioneiro.
A primeira morte foi de um homem de 30 anos, portador de obesidade mórbida. Conforme a Sesa, ele começou a apresentar os sintomas no dia 25 de abril e morreu cinco dias depois. A outra morte foi de uma mulher de 45 anos. A paciente iniciou com os sintomas no dia 29 de abril e morreu no dia 10 de maio.
Neste primeiro boletim, que passa a ser divulgado quinzenalmente, foram confirmados 115 casos de gripe, sendo 38 de Influenza A (H1N1), 46 de Influenza A (H3N2) e 29 de Influenza B.
A Sesa explica que, como a gripe não é uma doença de notificação obrigatória, os números são resultado do monitoramento de 26 micro-organismos (vírus e bactérias), feito por meio de amostras coletadas nas 52 unidades sentinelas, como unidades de saúde e hospitais, espalhadas por 21 municípios do Estado.
"Para esta época do ano, consideramos o número de casos normal. A tendência é que o número aumente com a chegada das temperaturas mais baixas e, sem dúvida, a prevenção é essencial. Infelizmente os dois casos de óbito ocorreram, por isso é necessário ficar atento aos sintomas iniciais para poder procurar atendimento médico. O objetivo é evitar casos graves", alertou o superintendente de Vigilância em Saúde da Sesa, Sezifredo Paz.
Na área de abrangência da 17ª Regional de Saúde, cuja sede fica em Londrina, o número de gestantes imunizadas ficou abaixo da meta mínima de 80%. As futuras mães têm até o dia 29 para procurarem as Unidades Básicas de Saúde e se imunizarem.
De acordo com a 17ª, apesar do Paraná ter superado a meta e ter vacinado 92,13% das pessoas dos grupos prioritários, nos 21 municípios que compõem a regional apenas 71% das gestantes foram imunizadas. A preocupação maior se concentra nas cidades de Lupionópolis (47%), Florestópolis (64), Bela Vista do Paraíso (66), Londrina (67), Cambé (70), Rolândia (71), Miraselva (71), Guaraci (72), Ibiporã (74) e Tamarana (76).
"É a menor média entre as gestantes do Paraná. Falta interesse das mulheres e é necessário que os servidores das Unidades Básicas de Saúde identifiquem também estas gestantes. Ainda há muitas doses à disposição. A vacina neste caso é muito importante porque protege a mãe e também o bebê", explicou Juliana Fernandes, chefe da Vigilância Epidemiológica da 17ª Regional.
Nas cidades da regional foram vacinados 138.444 pessoas dos grupos prioritários, o que representa 85,64% do total. Em Londrina, o número de imunizações é de 100.181, o que equivale a 85,95% do público-alvo.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), no Paraná foram vacinadas 2,143 milhões de pessoas de um total de 2,5 milhões. Dos 399 municípios paranaenses, 15 ainda não atingiram a meta mínima de 80% de imunização dos grupos prioritários.