Londrina - Londrina sediou neste final de semana a quarta etapa do ''Melhor motorista de caminhão do Brasil'', competição criada há nove anos na Suécia, onde está localizada a matriz da Scania. No Brasil, 47 mil pessoas se inscreveram para a competição, recorde em todo o mundo.
Em Londrina, 76 motoristas participaram das provas que exigiram conhecimentos teóricos da legislação de trânsito, segurança e habilidades dos condutores. Josimar Negreiros, morador de Goioerê (Noroeste), viajou cerca de quatro horas para participar da competição. ''Não é pelo fato de competir, mas aperfeiçoar os conhecimentos, aprender coisas novas'', afirmou.
Os motoristas tinham por perto consultores e puderam participar de palestras com policiais rodoviários. Simuladores também estavam a disposição dos interessados. ''Além do divertimento há bastante informação, aula prática e isso é importante para a gente ter uma condução mais eficaz'', explicou o araponguense Luciano Marques de Toledo.
O evento foi realizado na sede da P.B. Lopes, com mais de seis décadas de atuação no setor e responsável por 42% das vendas de veículos pesados na região de Londrina. ''É uma forma de resgatar os valores e princípios dos motoristas de caminhão, profissão honrosa, e treinar esses profissionais'', explicou o gerente-geral da P.B. Lopes, Marlon Adami.
A competição, composta por 12 etapas, vai apontar o melhor motorista de caminhão do País. A prova de Londrina classificou dois motoristas para participar da grande final, em outubro, na capital paulista.
Thiago Alexandro Lamberti, morador de Marechal Cândido Rondon (Oeste), e Fabiano Medeiros da Silva, de Munhoz de Melo (Norte), vão representar na final o Paraná. O vencedor leva um prêmio de R$ 30 mil e terá a oportunidade de conhecer a sede da Scania, na Suécia, com tudo pago. ''A gente se sente orgulhoso em representar a região Norte do Paraná. Agora vou atrás desses prêmios'', comemorou Silva.
A próxima etapa do ''Melhor motorista de caminhão do Brasil'' ocorre neste final de semana em Sumaré, São Paulo.