Cruzamento da PR-445 com a Harry Prochet ganhou reforço na sinalização, com a instalação de semáforos
Cruzamento da PR-445 com a Harry Prochet ganhou reforço na sinalização, com a instalação de semáforos | Foto: Fotos: Gustavo Carneiro



O tráfego de veículos sob o viaduto da PR-445 com a Avenida Waldemar Spranger, na zona sul de Londrina, foi totalmente interditado na tarde desta segunda-feira (27). No final da semana passada, o trânsito havia sido fechado parcialmente. Operários da construtora responsável pelas obras trabalham no reforço dos pilares que sustentam a estrutura. De acordo com o coordenador da Região Metropolitana de Londrina (Comel), Marco Antonio Santi, a previsão é que o trabalho seja concluído até julho.

O coordenador informou que, ao contrário do viaduto da Avenida Dez de Dezembro, na mesma rodovia, o da Waldemar Spranger não apresentou rachaduras ou risco de trincas. "Estamos reforçando os pilares por garantia, mas não há problemas estruturais", afirmou Santi. Segundo ele, a primeira fase das obras, de reforço dos pilares, deve durar 60 dias. Em seguida, a construtora fará a sinalização e obras complementares.

Há um ano em meio, Gláucio Borges Evangelista montou uma loja de materiais de construção à margem da PR-445, a poucos metros do viaduto da Spranger. Com a obra aparentemente finalizada, ele não esperava tanta demora para a inauguração. "A interdição atrapalha bastante. Eles abrem para os carros, depois de uns dias fecham de novo. É complicado", comentou. Para ele, além da questão da mobilidade, o viaduto fechado e inacabado confere um aspecto de abandono à região.

A próxima etapa será a instalação do inclinômetro rodoviário, já adquirido pela construtora Sanches Tripoloni. Santi explica que o aparelho permite o monitoramento milimétrico da armação do viaduto, que segundo o coordenador ainda não foi entregue por questões burocráticas de importação. "Se houver qualquer movimentação estrutural, o aparelho será capaz de informar", detalhou.

Tráfego de veículos sob o viaduto da PR-445 com a Waldemar Spranger foi totalmente interditado
Tráfego de veículos sob o viaduto da PR-445 com a Waldemar Spranger foi totalmente interditado



Enquanto o tráfego segue interditado sob o viaduto, o fluxo de veículos é absorvido pelo viaduto da Harry Prochet, a 600 metros dali. Na semana passada, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) fez a instalação de semáforos no trecho após estudo de impacto feito pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). As duas travessias da PR-445 dão acesso a bairros como o Vivendas do Arvoredo, Ernani Moura Lima e a um dos principais pontos turísticos da cidade, o Jardim Botânico.

Já no viaduto da Dez de Dezembro, que permanece com a parte superior interditada, a previsão de término das obras é para maio. A edificação, que seria inaugurada no final de 2014, apresentou grandes rachaduras e foi alvo de interdição do Ministério Público. Segundo Santi, as rampas de acesso ao miolo central do viaduto sofreram um processo de desnível. Após a correção do problema, a construtora fez a impermeabilização do piso e está asfaltando a pista na parte superior. O tráfego na rotatória sob o viaduto foi liberado em setembro de 2016.

Outro inclinômetro será instalado no viaduto da Dez de Dezembro. Santi reforça que todas as correções nos problemas apresentados nas obras estão sendo arcadas pela construtora. "Com as medidas tomadas nos dois viadutos, está se cumprindo as soluções apontadas pelo Ministério Público e pelo Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina", lembrou. A reportagem não conseguiu contato com a Sanches Tripoloni.