Salvador - As fortes chuvas que atingiram parte do litoral nordestino no fim de semana resultaram em sete mortos, sete desaparecidos e 45 mil famílias desabrigadas ou desalojadas nos Estados de Pernambuco e Alagoas.
O temporal atingiu as regiões da zona da mata e agreste de Pernambuco, norte de Alagoas e a região metropolitana de Maceió, causando alagamentos e deslizamentos de terra.
Cidades ficaram parcialmente submersas, rodovias foram interditadas, escolas estão sem funcionar e até hospitais foram atingidos por alagamentos.
Em Pernambuco, o governo do Estado decretou estado de calamidade em 14 municípios. Segundo a Defesa Civil, 45 mil famílias estão desabrigadas ou desalojadas. Duas pessoas morreram soterradas na cidade Lagoa dos Gatos, agreste pernambucano, e outras duas estão desaparecidas em Caruaru.
Em Rio Formoso (PE), as chuvas alagaram o hospital e maternidade da cidade, obrigando a retirada dos pacientes. O governo do Estado estuda a implantação de um hospital de campanha para suprir a demanda da cidade.
No Estado de Alagoas, quatro pessoas morreram após um deslizamento de terra em Maceió e 3 mil famílias estão desabrigadas ou desalojadas em 18 cidades. Cinco pessoas, sendo quatro delas da mesma família, estão desaparecidas após um deslizamento de terra na Grota da Cycosa, periferia da capital.
Na cidade de Marechal Deodoro, Região Metropolitana de Maceió, parte da cidade ficou submersa, com o acesso sendo feito apenas por canoas. O alagamento atingiu o centro histórico da cidade, que abriga casarões e igrejas do século 17.
Por segurança, a Eletrobras Alagoas suspendeu o fornecimento de energia em áreas afetadas de Marechal Deodoro, Pilar e São Miguel dos Campos.
Em Maceió, parte do teto desabou na Maternidade Escola Santa Mônica e em um edifício da Universidade Federal de Alagoas.
Neste domingo (28), o presidente Michel Temer (PMDB) sobrevoou áreas atingidas em Pernambuco e Alagoas e prometeu a liberação de recursos para ações emergenciais.
O governo federal ainda anunciou a liberação de um empréstimo de R$ 600 milhões para o governo de Pernambuco investir em ações preventivas de médio e longo prazo, com a construção de barragens.

NO SUL
No Rio Grande do Sul, as fortes chuvas que caem sobre o Estado desde a semana passada também têm causado estragos. Nesta segunda-feira subiu para 12 o número de cidades em situação de emergência no Estado. Pela manhã, dez municípios haviam decretado situação de emergência.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, os municípios em situação de emergência são: Campo Novo, Três Passos, Coronel Bicaco, Tiradentes do Sul, Tenente Portela, Santos Augusto, Panambi, Sertão, São Jerônimo, Cristal, Boqueirão do Leão e Dom Pedrito. Segundo o órgão, 1.003 pessoas estão desalojadas e 289 desabrigadas.