Fiéis de várias paróquias amarraram fitas simbolizando a importância dos rios, da preservação dos cursos hídricos e dos biomas brasileiros em defesa da vida
Fiéis de várias paróquias amarraram fitas simbolizando a importância dos rios, da preservação dos cursos hídricos e dos biomas brasileiros em defesa da vida | Foto: Fotos:Gustavo Carneiro



A comunidade católica de Londrina se reuniu na tarde deste domingo (19) no Parque Arthur Tomas, na zona sul da cidade, para participar da 16ª Celebração das Águas. O evento que destaca a importância da preservação dos cursos hídricos, também abordou a temática da Campanha da Fraternidade, sobre os biomas brasileiros e a defesa da vida. A organização antecipou para o fim de semana a celebração do Dia Mundial da Água, comemorado na próxima quarta-feira (22).

Os fiéis se concentraram em frente à sede da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). Na descida do Ribeirão Cambezinho, uma grande fita branca que simbolizava o Rio Tibagi foi esticada. Em seguida, fiéis de várias paróquias foram até à faixa principal e amarraram tiras coloridas que representavam os afluentes do rio. Juraci Rodrigues dos Santos, da Rede de Comunidades Madre Leônia, levava consigo a fita azul que representava o Ribeirão Esperança. "Se cada um fizer um pouco de esforço para preservar o seu rio, sempre teremos água limpa para beber", disse.

Padre Dirceu Luiz Fumagalli:"Escolhemos esse fragmento de Mata Atlântica dentro de Londrina para mostrar a importância de se preservar os biomas"
Padre Dirceu Luiz Fumagalli:"Escolhemos esse fragmento de Mata Atlântica dentro de Londrina para mostrar a importância de se preservar os biomas"



O risco da falta de água potável foi enfatizado pelo padre Joel Ribeiro Medeiros, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina. "Há tempos nós nos preocupamos em despertar a consciência não só dos católicos, mas da população em geral, pois a água é nosso bem comum. É preciso ter a noção de que se não cuidarmos, a água limpa pode acabar", alertou. O padre comentou ainda sobre a preocupação do Papa Francisco com o meio ambiente. "Nos últimos anos, a Igreja reforçou a importância de se preservar o meio em que vivemos, ainda que isso vá contra questões econômicas. Essa sensibilidade do Papa Francisco fortaleceu muito a questão ecológica".

Padre Joel Rufino: "Sensibilidade do Papa Francisco fortaleceu muito a questão ecológica"
Padre Joel Rufino: "Sensibilidade do Papa Francisco fortaleceu muito a questão ecológica"



Por baixo do túnel formado pelas fitas, religiosas passaram com baldes de água que, ao final da caminhada, foi despejada em uma bacia para ser abençoada. Depois, a água foi borrifada sobre os fiéis. "Celebrar a água é celebrar a vida. Isso faz parte da mensagem que Jesus nos deixou", comentou a irmã Dirce Gomes da Silva, coordenadora das Santas Missões Populares na Arquidiocese de Londrina. A secretária municipal do Ambiente, Roberta Silveira Queiroz, elogiou a iniciativa. "A Igreja tem uma força de mobilização enorme. É importante convocar a sociedade a preservar nossos recursos ecológicos", frisou.

Irmã Dirce Gomes da Silva:"Celebrar a água é celebrar a vida, isso faz parte da mensagem de Jesus"
Irmã Dirce Gomes da Silva:"Celebrar a água é celebrar a vida, isso faz parte da mensagem de Jesus"



O grupo de jovens Ágape, da Paróquia São João Paulo II, trouxe painéis com homenagens a ambientalistas assassinados, como Chico Mendes e a missionária norte-americana Dorothy Stang. O coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), padre Dirceu Luiz Fumagalli, lembrou que a celebração ocorre desde 2001, com o anúncio da construção de barragens no Rio Tibagi. "Escolhemos esse fragmento de Mata Atlântica dentro de Londrina para mostrar a importância de se preservar os biomas. É muito importante levantar essa provocação para que todos estejam em sintonia com a questão ecológica".