Londrina - Os frequentadores de bares de Londrina estão sendo surpreendidos por uma abordagem diferente visando a conscientização dos motoristas em relação ao consumo de álcool. A campanha ''Se Liga no Trânsito - Se beber não dirija'' é realizada pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) desde a última quarta-feira e encerra-se hoje. Londrina é a terceira cidade do Estado a receber as blitzes noturnas.
Na noite de sexta-feira a FOLHA acompanhou a ação em um dos bares da cidade. Munidos com um tablet, os representantes do Detran solicitavam aos motoristas que estavam nas mesas do estabelecimento que realizassem um teste por meio de um jogo que simulava o percurso em uma estrada virtual com vários obstáculos. O teste aponta a alteração de visão de acordo com a quantidade de álcool ingerido pela pessoa. Muitos não conseguiram desviar dos obstáculos do jogo e recebiam uma multa fictícia. Guilherme Fernandes, de 24 anos, trabalha com informática e recebeu uma ''multa'' de R$ 957,70 de acordo com o seu desempenho no jogo simulado. '' O resultado do teste me surpreendeu. Todo mundo gosta de sair e tomar uma cervejinha. Aconselho àqueles que vão beber a ir de carona com alguém que não beba ou a ir de táxi'', afirmou Fernandes.
A pedagoga do Detran, Noedi Bertazzi, declarou que a receptividade em Londrina foi muito boa. ''É um evento que nunca foi feito no Paraná. Aqui em Londrina começou na quarta-feira e estamos circulando em cinco bares por noite'', destacou. Segundo ela, o objetivo não é o de punir, mas advertir os motoristas de maneira educativa sobre o risco de dirigir após ingerir álcool.
Londrina está em terceiro lugar no ranking das cidades com maior número de acidentes no Estado. Somente no primeiro semestre deste ano foram registradas 3.276 ocorrências, com 1.132 vítimas.
De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, estima-se que 50% dos acidentes que acontecem nas ruas sejam causados por condutores que tenham ingerido alguma quantidade de álcool. ''Acreditamos concretamente que a prevenção é o melhor caminho para conseguirmos um trânsito mais seguro'', afirmou.
O funcionário público Éder Tramontini Monteiro, 46 anos, considerou como péssimo o seu desempenho no jogo. Ele tinha bebido três copos de cerveja e estava dirigindo. ''É assustador. Achei a campanha perfeita, pois eles estão instruindo primeiro para depois multar'', ressaltou.