A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (23) a Operação Tacape. O policiais cumprem quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal em Pato Branco.

A operação tem como objetivos principais a prisão do atual cacique e do vice-cacique da Reserva Indígena de Mangueirinha, e a apreensão de armas de fogo e munições. A ação visa desarmar a liderança indígena local, que estaria praticando diversos crimes contra a comunidade indígena.

O vice-cacique da Reserva teve o seu mandado de prisão cumprido. O cacique se apresentou espontaneamente na Superintendência da Polícia Federal no Paraná, em Curitiba, e teve o seu mandado de prisão preventiva cumprido, após ser interrogado. A ação resultou na apreensão de documentos e telefones celulares. Não houve apreensão de armas de fogo.

Os indígenas foram indiciados nos crimes de bando armado, roubo qualificado, dano qualificado, lesão corporal, constrangimento ilegal, ameaça, sequestro e cárcere privado, violação de domicílio e disposição de coisa alheia como própria, todos previstos no Código Penal. Além de posse e porte ilegal de arma de fogo. Eles ficarão custodiados em Curitiba à disposição da Justiça.

Outras duas pessoas prestaram declarações à PF em face dos crimes investigados. A operação transcorreu sem incidentes e contou com a participação de 35 policiais federais e apoio de 15 policiais militares da Rotam.