São Paulo - O Brasil manteve um nível baixo em índice internacional de proficiência na língua inglesa e deixou a lista dos 40 primeiros colocados, apesar de um crescimento pequeno. A listagem, feita pela instituição global EF (Education First), revela que o Brasil foi de 50,66 em 2016 para 51,92 neste ano. A pontuação é de 0 a 80, com base em exame gratuito feito on-line. O líder no índice foi a Holanda, com 71,45. Segundo a EF, mais de um milhão de participantes fizeram o exame nesta edição.
A despeito do crescimento de 1,26 ponto, o Brasil perdeu uma posição, caindo de 40º para 41º entre os 80 países participantes. Sete novos países entraram no ranking neste ano: África do Sul, Nigéria, Grécia, Angola, Bangladesh, Camarões e Cuba. As três primeiras estão a frente do Brasil - porém, tanto na África do Sul quanto na Nigéria, o inglês é língua oficial, apesar de existirem outros idiomas em uso.
Ainda assim, o país ficou atrás de países com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixo, como Filipinas, República Dominicana e Vietnã.