VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso gratuito ao
conteúdo Folha de Londrina
   ou   
para ter acesso ao melhor conteúdo do Estado.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Sexta-feira, 30 de Setembro de 2016
Geral
21/09/2012

Blitz educativa orienta sobre cuidados no trânsito

Ação integra programação da Semana Nacional do Trânsito e foi realizada em vias importantes das zonas Norte e Sul de Londrina

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois
Renata Cabrera
Agentes da CMTU distribuíram panfletos para motociclistas e motoristas

Londrina - ''Faça a escolha certa para sua segurança''. É com este tema que a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou ontem blitzs educativas com motociclistas em três das principais vias de Londrina durante a manhã de ontem. A ação integra a programação da Semana Nacional do Trânsito e foi realizada nas avenidas Saul Elkind e Winston Churchill, na Zona Norte, e Guilherme de Almeida, na Zona Sul.
Durante a ação, os agentes de educação no trânsito entregaram panfletos sobre a importância do uso do capacete em bom estado e ajustado à cabeça; dos demais equipamentos de proteção para a utilização da moto; do uso correto do corredor no trânsito; da atenção e respeito com os pedestres, além dos cuidados com a própria moto.
Eles aproveitaram ainda para orientar os motociclistas cobre a importância de redobrar a atenção em dias chuvosos, ocasião em que o tempo de frenagem é duas vezes menor que o normal, e a necessidade de que os motociclistas possibilitem sua visualização pelos demais condutores e pelos pedestres. Entre as dicas da CMTU, estão a necessidade de os motociclistas evitarem pontos cegos de visão dos automóveis; mantenham o farol da motocicleta sempre aceso e usem a seta para sinalizar suas manobras.
De acordo com o agente de trânsito, Silvio Conceição, as campanhas educativas têm surtido efeito nos condutores ano a ano e prova disso seria o comportamento receptivo dos condutores durante a realização das blitze. ''É claro que existe um outro que está irregular e acaba fugindo, mas a grande maioria para e parabeniza ação. Acho que eles estão começando a entender que ações educativas como essa têm o objetivo de previnir não só o bolso do motorista, mas também a sua e outras vidas'', afirmou.
A caminho do trabalho, Wilson Matheus, segurança, e Mariana Avelar, monitora de alarmes, contam que transitam pela Avenida Winston Churchill diariamente e que o desrespeito dos condutores é ainda maior nos horários de pico. ''Já levei várias fechadas de motoristas e quase caí. Mas, graças a Deus, até hoje não me envolvi em nenhum acidente aqui'', relata Matheus. ''Na verdade, todo mundo sabe fazer o certo, mas simplesmente não faz. Espero que a ação incentive as pessoas de alguma forma a mudarem sua postura no trânsito.''
O auxiliar de contabilidade Cornel Ramos confirma que passa diariamente pela avenida e que pelo menos uma vez por dia vê algum motociclista cometendo infrações graves. ''Acho que falta as pessoas se darem conta que é a vida delas que está em risco e ações assim são sempre relevantes para lembrá-las disso'', salienta.
Fernanda Carreira
Reportagem Local
Continue lendo
12
Continue Lendo
Assine a Folha de Londrina
EDITORIAS
PolíticaGeralMundoCidadesEconomiaEsporteFolha 2OpiniãoFolha MaisEleições 2016Índice de Notícias
SEÇÕES
ChargeColunistasIndicadoresTempoHoróscopoEdição DigitalGaleria de FotosClassificadosCadernos EspeciaisPromoçõesLoterias
SEMANAIS
ReportagemFolha GenteCarro & CiaImobiliária & CiaSaúdeEmpregos & ConcursosFolha CidadaniaNorte PioneiroCasa & ConfortoMercado DigitalFolha da SextaFolha Rural
CLASSIFICADOS
VrumLugar CertoFolha ClassificadosDiversos
SERVIÇOS
ComercialArquivoCapa do ImpressoExpedienteClube do AssinanteFale ConoscoAviso LegalPolítica de PrivacidadeTrabalhe ConoscoQuem SomosGuia GastronômicoAssine Já!
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados