Londrina - Três bebês que estavam internados na UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Evangélico (HE) foram transferidos ontem para a UTI do Hospital Infantil. Um recém-nascido é paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) e dois são clientes da Unimed e, assim como neste caso, a operadora se comprometeu a oferecer cuidados intensivos a outros bebês que tiverem necessidade. Segundo a assessoria de imprensa, as eventuais remoções serão realizadas pelo serviço SOS, que dispõe de médicos e profissionais especializados. Com o encerramento das atividades da UTI do HE, dez leitos deixarão de funcionar. Desde ontem a unidade não recebe mais bebês.
O município de Londrina conta agora com sete leitos de UTI Neonatal no Hospital Universitário (HU) e dez no Hospital Infantil. Há ainda outros sete leitos da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do HU e dez de UTI Pediátrica do Infantil. O fechamento da unidade do HE foi comunicado pela equipe médica há cerca de dois meses à diretoria clínica do hospital, Promotoria de Defesa da Saúde Pública, Conselho Regional de Medicina e 17ª Regional de Saúde de Londrina.
Várias reuniões foram realizadas a fim de reverter a situação, e até mesmo familiares de crianças que passaram pela UTI fizeram um protesto contra o fechamento, mas a decisão foi mantida. Entre os motivos da paralisação listados no documento, estão a baixa remuneração, atraso nos repasse de pagamentos e, sobretudo, equipe insuficiente de plantonistas para completar as escalas, superlotação e excesso de trabalho.
Os nove bebês que seguem internados no HE vão receber atendimento até o final do tratamento. Eles foram transferidos para a UCI do hospital, que passou a abrigar 20 bebês.