No Paraná, 378 mil doses da vacina foram distribuídas a crianças
No Paraná, 378 mil doses da vacina foram distribuídas a crianças | Foto: Marcos Zanutto/15-05-2017



O Paraná já imunizou 75% do público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde para receber as doses contra a gripe. Mais de 2,3 milhões foram vacinados no Estado, considerando crianças entre seis meses e quatro anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas, idosos, indígenas, detentos, professores, funcionários do sistema prisional e trabalhadores na área da saúde. No entanto, o baixo índice de crianças vacinadas preocupa.
Segundo o coordenador estadual de Imunização da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), João Luis Crivellaro, apenas 57% receberam as doses no Paraná. O índice equivale a 378 mil vacinas. "Precisamos que eles busquem as doses nas unidades de saúde. Esse público é vulnerável. Não adianta atingir a cobertura nos demais grupos e deixar essa faixa etária sem imunização. Só com a vacinação é possível diminuir o número de casos de influenza e de óbitos no Estado", ressaltou. Pelo menos duas mortes foram confirmadas no Paraná neste ano: uma em Maringá e outra em Foz do Iguaçu.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou no dia 17 de abril e termina nesta sexta-feira (26). A 17ª Regional de Saúde de Londrina, que abrange 21 municípios, já atingiu 72% da cobertura de imunização. Porém, somente 46% das crianças foram vacinadas. "Os pais não têm muito interesse em levar os filhos até as unidades de saúde. As pessoas não estão se atentando que o inverno já começou e estão perdendo o medo das doenças preveníveis por vacina. Há 12 óbitos em investigação só na 17ª Regional", destacou a chefe da regional de saúde, Teresinha Sanchez. Em Sertanópolis apenas 18% das crianças foram imunizadas.
Em todo o País, mais de 30,6 milhões de pessoas receberam as doses. De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, 58% do público-alvo participaram da campanha. Mais de 14 milhões de idosos procuraram as unidades básicas de saúde. Os Estados com menor índice geral de imunização até esta segunda-feira são: Roraima (42%), Pará (44%) e Rondônia (45%). O Paraná é o segundo Estado com maior índice de cobertura vacinal com 75%, perdendo apenas para o Amapá com 79%. Em terceiro lugar está Santa Catarina com 72%.