Os temas das imagens são câncer de boca, cegueira, envelhecimento, fumante passivo, impotência sexual, infarto, trombose e gangrena, morte e parto prematuro
Os temas das imagens são câncer de boca, cegueira, envelhecimento, fumante passivo, impotência sexual, infarto, trombose e gangrena, morte e parto prematuro | Foto: Shutterstock



Brasília - Você sofre, você envelhece, você prejudica, você infarta, você adoece, você brocha, você morre. Esta é a nova mensagem que virá nas novas embalagens de cigarro. A mudança faz parte do novo modelo de advertência nos rótulos de cigarros e outros produtos derivados do tabaco (cigarrilhas, charutos, fumos de cachimbo, fumos de narguilé), que deve começar a ser impresso nas embalagens distribuídas a partir de maio de 2018.

As novas regras foram definidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e publicadas nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial da União. Em vez do tradicional fundo preto que fica na parte de trás da embalagem, o consumidor deve se deparar agora com um fundo amarelo, com mensagens em letras pretas e vermelhas. O tipo de imagem e recado conjunto também muda. Em vez das palavras que representam o problema retratado, como "impotência", o novo modelo traz um aviso: "Você brocha", por exemplo. Em seguida, vem a mensagem: "Esse produto causa impotência sexual".

O objetivo é reforçar o alerta sobre os danos à saúde gerados pelo cigarro - cerca de 15% da população brasileira adulta é fumante, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, do IBGE.
Ao todo, a proposta é composta por nove novas imagens, as quais devem ocupar 100% da face oposta à frente da embalagem. Os temas das imagens são: câncer de boca, cegueira, envelhecimento, fumante passivo, impotência sexual, infarto, trombose e gangrena, morte e parto prematuro.

Os alertas laterais e na frente do rótulo também mudam - caso da inserção de um novo modelo gráfico para a mensagem de proibição da venda para menores de 18 anos, a qual deve ocorrer em fundo vermelho, e do alerta de "Perigo: produto tóxico", que deve anteceder a mensagem que fica na lateral sobre a presença de substâncias tóxicas.

Segundo o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, a ideia é dar mais visibilidade aos alertas e tentar reduzir o consumo. "Essa mensagem que vem na embalagem é considerada internacionalmente como uma das medidas que, aliada a outras, são importantes para reduzir o consumo de cigarro e inibir a experimentação por crianças e adolescentes", afirmou. "Como os contratos de uso de imagem estavam vencendo, aproveitamos para fazer nova seleção, que foram testadas em pesquisas de impacto."

A inserção de imagens de advertência no verso da embalagem é obrigatória no País desde 2002, embora o primeiro alerta tenha sido feito em 1988. No mundo, o Brasil foi o segundo a adotar a medida, hoje presente em 67 países.