Londrina – Basta uma rápida conversa com moradores e comerciantes para saber a importância da Saul Elkind para a zona norte de Londrina. O empresário Luiz Carlos Pereira, de 48 anos, instalou seu depósito de material de construção no local em 1979, quando a via ainda nem era denominada Saul Elkind. Ele lembra das dificuldades que as pessoas enfrentavam há 35 anos e também do preconceito.
"Havia apenas um telefone público em cada bairro, não tinha ônibus e muitos trechos da avenida eram de terra. Os moradores eram discriminados já que existia só casa popular aqui", conta. "Hoje a avenida é um orgulho para a região e todo mundo tem prazer de falar que mora no 'Cinco Conjuntos'. A Saul tem de tudo, desde o comércio mais simples até indústria", aponta.
Para o mestre de obras Reinaldo Bill, de 65 anos, morador do Conjunto Violim há 19, a Saul é o principal símbolo da região norte. "Desde que eu mudei aqui, a avenida cresceu demais. Hoje existe muito mais opção no comércio e também serviços. É raro eu ir ao centro para resolver algo, faço tudo por aqui", garante.
Por outro lado, a avenida mostra sinal de esgotamento na estrutura viária. Os moradores entendem que a Saul Elkind merece uma revitalização. "Quando chove alaga tudo. A tubulação e as bocas de lobo não dão conta", ressalta o comerciante João dos Santos, proprietário há 15 anos de uma loja de troca de óleo na avenida. "Precisava ter mais faixa de pedestre e bancos no canteiro central", aponta Neuli Domingues, moradora do Violim.
O crescimento da região traz à tona um problema cada vez mais recorrente: a falta de vagas de estacionamento. "Tenho um projeto de expansão da loja, mas ainda não sei se aumento ou se uso o espaço para fazer um estacionamento. Os clientes reclamam muito da falta de vagas na avenida", relata Luiz Carlos Pereira.(L.F.C.)