Curitiba - O atendimento nos postos de serviços descentralizados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR) estão suspensos desde ontem, em decorrência da greve dos servidores em Londrina, Maringá e na unidade do bairro Vila Hauer, em Curitiba. Com isso, conforme o órgão, funcionários foram remanejados para as sedes das Coordenadorias Regionais de Trânsito (Ciretrans) destas cidades, para garantir que os usuários sejam atendidos com mais rapidez. Em Londrina, o atendimento nos posto da Rua Guaporé, 180, no centro, está suspenso.
De acordo com o Detran-PR, equipes de servidores que não aderiram à paralisação e funcionários comissionados vão garantir os atendimentos nas cidades com maior demanda. Na próxima semana serão remanejadas 45 pessoas para atendimento extra em Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.
"Com a paralisação nem mesmo os serviços essenciais, como liberação de veículos apreendidos, exames práticos para retirada da primeira CNH e liberação e renovação da carteira vencida há mais de 30 dias, estavam sendo realizados no interior. Por isso realizamos este reforço operacional nas unidades, para que estes atendimentos possam ser normalizados nas Ciretrans. No momento, por causa da procura maior, os serviços tendem a ficar mais lentos", destacou Nelson Lambach, diretor de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Profissional do Detran-PR.
O órgão ainda ressalta que os serviços do Detran Fácil, pela internet (www.detran.pr.gov.br), são alternativas para quem precisa fazer segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segunda via do Certificado de Licenciamento e Veículo (CRLV), Permissão Internacional para Dirigir (PID) e emissão da CNH Definitiva.
O órgão não tem previsão para normalização dos atendimentos. "Também estamos com dificuldades em Foz do Iguaçu e Cascavel, mas estamos acompanhando a situação porque a população comparece às unidades independentemente de paralisação ou não dos servidores", completou. Amanhã, além de uma reunião entre representantes do Detran-PR e do Sindicato dos Servidores do Detran-PR (Sisdep), na sede do órgão, em Curitiba, uma assembleia da categoria está marcada para o período da tarde.
Em Londrina, a Ciretran fica na Rua Suindará, 334, na Vila Yara (zona leste). Em Maringá, o endereço é Rodovia Sincler Sambatti, km 1, s/n.º. Na capital, além da Ciretran, no bairro Tarumã, os usuários podem recorrer aos postos Central e Fazendinha.