Acusado de mandar matar cinco pessoas em Londrina entre 2011 e 2012, enquanto cumpria pena em regime fechado, Edson dos Santos Rodrigues, o Zoza, foi condenado a 75 anos de prisão, num julgamento conturbado que começou por volta das 9h30 desta quinta-feira (17) e se estendeu até as 2h desta sexta (18). Outros três réus no mesmo processo tiveram penas estipuladas entre 21 a 49 anos de detenção. Um quinto acusado está foragido.


Leia Mais:

Julgamento de Zoza mobiliza forte aparato policial

Imagem ilustrativa da imagem Após 17 horas de julgamento, Zoza é condenado a 75 anos de prisão
| Foto: Anderson Coelho/Grupo Folha



Além dos homicídios, foram aplicadas penas por associação para o tráfico de drogas e corrupção de menores. Segundo o Ministério Público (MP), de dentro do presídio, Zoza teria dado a ordem para que os outros réus, integrantes da quadrilha que comandaria o tráfico de drogas no bairro Nossa Senhora da Paz, assassinassem criminosos rivais que agiam na mesma região. Quatro das cinco vítimas morreram. Zoza já cumpria pena pelo assassinato de uma criança de 11 anos e mais uma tentativa de homicídio.

Após ter a pena estipulada em 75 aos, Zoza foi transferido para um presídio de Londrina antes de retornar para a penitenciária de Mossoró (RN), onde cumpre pena atualmente.

A advogada Natália Karolensky, que defende Jeferson Rangel Arruda e Neverton Damaceno – condenados, respectivamente, a 49 e 48 anos -, garante que vai recorrer e pedir a nulidade do julgamento devido à condução conturbada.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Zoza.

(Colaborou Rafael Machado)