Protesto no Calçadão reuniu estudantes de Londrina e região
Protesto no Calçadão reuniu estudantes de Londrina e região | Foto: Ricardo Chicarelli



Em protesto contra a reforma do ensino médio, cerca de 500 alunos da rede estadual de Londrina foram às ruas nesta quinta-feira (29). A mobilização, organizada através da rede social Facebook, teve o objetivo de criticar a reforma do ensino médio, o corte de verbas no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MTIC) e a PEC 241, que limita os gastos federais.



O presidente da Associação dos Estudantes do Norte do Paraná (AENP), Thiago Martinez, criticou a proposta de tornar o ensino médio integral. Na opinião dele, aumentar a carga horária sem investimentos na infraestrutura das escolas e na formação dos profissionais da educação é "um contrassenso". "O governo não pode se propor a oferecer algo que não tem condições de oferecer. Hoje, os colégios não têm nem merenda, imagine como vai ser se o ensino se tornar integral? Além disso, a medida pode aumentar ainda mais o índice de evasão escolar. Muitos alunos precisam trabalhar para ajudar a família, dentro da realidade do ensino integral, é claro que vão optar pelo trabalho em vez do estudo", opinou.

Alguns professores também aderiram à mobilização, manifestando opinião contrária a artigos da PEC 241 que, segundo eles, prejudicam a categoria. É o caso da professora de Espanhol da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Jacicarla Souza da Silva. "Um artigo da PEC prioriza o ensino do inglês como língua estrangeira nas escolas e isso desqualifica erroneamente o ensino das outras línguas. É um retrocesso para o ensino de espanhol no País e nós precisamos lutar contra isso."

Além de alunos e professores de diversas escolas de Londrina, estudantes de escolas da região, como Cambé, Ibiporã e Bela Vista do Paraíso, também estiveram presentes. "Tomar as ruas serve para demonstrar nossa insatisfação e é uma forma de chamar a atenção da população. É nosso direito e dever", justifica a estudante Manoely Saes.