São Paulo - Parte dos alunos da creche Gente Inocente, incendiada há duas semanas pelo vigia Damião Soares dos Santos, voltou às aulas na manhã desta quinta-feira (19), em Janaúba (MG). O endereço provisório no bairro Veredas foi cedido pela Secretaria de Saúde, de acordo com a secretária de educação Luzia Santos. O imóvel recém-construído seria destinado a uma UAI (Unidade de Atendimento Infanto Juvenil), mas será a sede da creche até o fim da reforma do prédio incendiado, previsto para 2018.

A proposta, que ainda será levada para votação na Câmara Municipal, é de nomear a nova creche em homenagem à professora Heley de Abreu Silva Batista, 43, considerada heroína no incêndio que deixou 11 vítimas, incluindo Heley e o vigia.

Segundo Luzia, 28 crianças de 1 a 3 anos participaram das atividades lúdicas de adaptação que marcaram o retorno das aulas e se repetirão nesta sexta (20), das 7h às 17h. Elas foram recebidas com brincadeiras, guloseimas, teatro e outras atividades oferecidas por uma parceria com professores de pedagogia e uma empresa de eventos.

"Foi tudo muito agradável, está todo mundo tranquilo. As crianças que vieram hoje não viram o incêndio acontecendo, o projeto mais difícil vai ser com as diretamente atingidas", disse.

Os alunos que foram afetados física ou psicologicamente no incêndio receberão atendimento pedagógico em casa.

CRIME
Na manhã do dia 5 de outubro, o vigia do centro de educação infantil Gente Inocente ateou fogo em crianças e em si mesmo dentro da unidade. O ataque deixou em choque a cidade de 72 mil habitantes do interior de Minas Gerais, a 554 km de Belo Horizonte

Damião Soares dos Santos, 50, que premeditou o crime, morreu no ataque. Ao todo, nove crianças e dois adultos morreram em decorrência do ataque.