Imagem ilustrativa da imagem Agente penitenciário é morto em emboscada
| Foto: Marcos Zanutto
Grupo foi atacado a tiros de fuzil na zona sul de Londrina; três agentes ficaram feridos


Um agente penitenciário morreu, por volta das 16 horas desta terça-feira (20), após ser alvo de uma emboscada na zona sul de Londrina. Ele e outros três profissionais que seriam do grupo da Seção de Operações Especiais (SOE), do Departamento de Execução Penal (Depen) do Paraná, foram atacados na Avenida Guilherme de Almeida, entre o Residencial Cristal e o Jardim União da Vitória, a cerca de 150 metros da Unidade Paraná Seguro (UPS).

A única vítima fatal foi identificada como Thiago Borges de Carvalho, de 33 anos. Ele foi baleado na cabeça. O grupo teria realizado uma operação minutos antes na unidade 2 da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL), a 500 metros do local do ataque, de onde retornavam em dois carros (Logan) oficiais do governo do Paraná. Eles teriam sido surpreendidos por criminosos escondidos na lateral da pista, que fuzilaram as viaturas. Cápsulas de fuzil (762) teriam sido recolhidas pela Polícia Militar (PM).

Mesmo feridos, os agentes ainda conseguiram se deslocar até o Hospital da Zona Sul, no Jardim Ouro Branco, a cerca de três quilômetros do local do atentado. Os sobreviventes foram socorridos e, segundo informações iniciais, não corriam risco de morte. Os agentes teriam sofrido tiros de raspão na cabeça e abdômen.

A PM fez patrulhamentos na região e encontrou um Citroën Aircross, que teria sido usado pelos criminosos, em chamas. O carro foi deixado a poucos metros do Residencial Cristal. Até o início da noite desta terça, nenhum suspeito havia sido preso. A reportagem tentou contato com o setor de comunicação do 5º Batalhão de Polícia Militar, mas não obteve sucesso.

O Depen divulgou nota informando que acompanha as investigações e que determinou o fechamento das unidades penitenciárias do Estado por 48 horas (sem movimentação de presos para banho de sol nem atividades de ensino e de trabalho). O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios de Londrina. Por determinação do secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, haverá reforço de equipes da Tropa de Choque de Londrina e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) no policiamento da cidade.