A Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) informou nesta quarta-feira (19) que tem um plano de ação para o Cemitério do Heimtal, na zona norte de Londrina, que está deteriorado por conta do abandono. O superintendente da autarquia, Douglas Pereira, se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Cultura e do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), no início da semana. A intenção é elaborar projetos de revitalização do espaço, que é quase centenário. Em ruínas, há lápides que apresentam datas de nascimento do século 19. A Acesf tenta identificar os proprietários dos jazigos mais antigos para evitar que a história desapareça de vez.

Inaugurada em 1931, a necrópole abriga os restos mortais dos primeiros colonizadores da região, principalmente alemães e húngaros. "A ideia foi formar uma comissão. Primeiramente, ela visa garantir a conservação do local, sem alterar as características históricas", explicou Pereira. "Tivemos acesso a importantes documentos, como o que dispõe sobre o patrimônio artístico e histórico-cultural de espaços já tombados em Londrina. Irei estudá-lo para ter a certeza se o cemitério do Heimtal está listado neste documento", acrescentou.

Afastado do centro da cidade, o cemitério do Heimtal é pouco visitado. Junto ao resgate cultural, a comissão prepara as primeiras melhorias para o espaço, incluindo mudanças para melhorar a acessibilidade. "De início será realizada a pintura. Na sequência, a poda de árvores. Este cemitério passou por poucas intervenções durante anos. Além das melhorias de pavimentação, a ideia é reforçar a iluminação. O trabalho deve começar neste fim de semana", adiantou.