Clima de tranquilidade no campus universitário; resultado será divulgado em novembro
Clima de tranquilidade no campus universitário; resultado será divulgado em novembro | Foto: Gustavo Carneiro



O número de candidatos ausentes na primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi de 6,15%. Segundo a Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL (Cops), 1.411 inscritos não compareceram aos locais de provas neste domingo (23). O índice de abstenção foi menor que o registrado na primeira fase do vestibular realizado no ano passado, quando quase 15% dos candidatos (ou 3.238 inscritos) não compareceram.
A prova interdisciplinar teve como tema central "Diversidade e cotidiano". Os estudantes responderam 60 questões objetivas relacionadas às disciplinas de artes, biologia, filosofia, física, geografia, história, matemática, química e sociologia. "Diferente dos outros anos, achei que essa prova estava mais fácil. Na área de exatas estava mais tranquilo. A prova foi mais intuitiva, baseada em interpretação de texto", avaliou o estudante Gabriel Godoy Demarchi, de 18 anos, que disputa uma vaga no curso de Jornalismo.
Mário André Izeppe Filho, de 17 anos, veio do interior de São Paulo para tentar uma vaga no curso de Direito e achou a prova um pouco cansativa. "Cada vestibular tem sua característica, mas não foge muito do padrão. A prova não foi difícil; só em química, por causa de algumas nomenclaturas, e a parte da disciplina de artes foram mais complicadas. No geral, foi mais cansativo mesmo", explicou o estudante.
A prova teve quatro horas de duração. Durante a tarde, centenas de pais permaneceram no estacionamento do campus da UEL. Luiza e Antônio Carlos Kanashiro vieram de Bauru (SP) para trazer a filha que prestou vestibular para o curso de Arquitetura. "Nós chegamos hoje, às 10 horas da manhã. Como é a segunda vez que presta vestibular, ela está mais tranquila. Ela foi adquirindo a experiência de controlar a ansiedade, mas a gente fica apreensivo até sair o resultado", comentou Luiza.
Dos 22.951 candidatos, 1.324 se inscreveram na condição de treineiro. É o caso da estudante Amanda Yuri Uemura, de 16 anos, que prestou o primeiro vestibular para o curso de Matemática. "A prova estava complicadinha. Achei bem difícil a parte de humanas. Ainda estou na dúvida do curso. Só sei que quero fazer algo em exatas", contou Amanda.
Com as ocupações nas escolas estaduais, 7,5 mil candidatos foram remanejados para outros locais. A coordenadora da Cops, Cristiane Medina, ressaltou que o processo seletivo foi realizado com tranquilidade. "Nós estávamos com um pouco de receio porque muita gente estava questionando se iria haver o vestibular ou não em função das escolas ocupadas e em função da greve das universidades. Mas deu tudo certo e muito pouca gente faltou", comentou. Alunos que tiveram o documento de identidade furtado e apresentaram o boletim de ocorrência puderam fazer o vestibular.
As provas também foram aplicadas para 107 detentos das unidades 1 e 2 da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) e do Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon). "Nossos candidatos todos têm que usar bastante o raciocínio, têm que ter muita leitura e compreensão de texto. Eu vejo que é isso que faz com que depois os nossos alunos sejam muito bons e bem selecionados. Isso reflete na qualidade e na excelência da universidade depois."
O resultado da 1ª fase será divulgado no dia 10 de novembro, às 17 horas, no site www.cops.uel.br. A 2ª fase, com provas específicas para cada curso, será realizada entre os dias 4 e 6 de dezembro. Ao todo, a UEL oferece 2.480 vagas em 53 cursos de graduação.